Ouvindo...

Doce que promete vida eterna é uma das atrações do Festival de gastronomia de Tiradentes

Amantes da boa cozinha se reúnem na cidade neste fim de semana para o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes

Festival de Gastronomia de Tiradentes

Que tal provar e aprender a fazer um doce que promete vida eterna? Foi essa a experiência oferecida na Carreta-Escola do Senac neste sábado (19), durante o Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes de 2023.

Moradora de Juiz de Fora, Renata se interessou pela aula pra aprender a fazer - e comer - uma ambrosia muito gostosa e mineirinha. “Venho todo ano, gosto da cozinha ao vivo pois a gente aprende muitas coisas legais”, contou.

Segundo o chef responsável pelo curso, a Ambrosia é considerada o “doce dos deuses”. Reza a lenda que, quem come uma ambrosia, vive para sempre! Pelo sim, pelo não, muita gente estava fazendo e provando.

Comida boa é o que não falta no Festival de Gastronomia de Tiradentes! A programação do primeiro fim de semana está recheada de boas oportunidades pra provar comida mineira e de outros estados.

Há três espaços principais - o Largo das Forras, o Largo da Rodoviária e o Santíssimo Resort. Entre as atrações, há Cozinha ao vivo, quando os chefs preparam alguns pratos à vista do público, ao ar livre, e compartilham os “pulos do gato”. Um dos destaques deste sábado foi a Paella de Galinha com caldo de porco, que seria degustada depois da aula ao vivo.

Para quem prefere provar os pratos diferentes, há boas opções no Largo da Rodoviária, na área de restaurantes. Os pratos variam de 15 a 50 reais.

No Morada, a equipe da Itatiaia encontrou um sanduíche na broa de canjica com requeijão de raspa, barriga de porco, picles de pepino e banana da terra grelhada. Ali pertinho, no Albano’s, dava pra pegar a sobremesa: apfelstrudel, uma torta folhada de maçã acompanhada de sorvete de caramelo.

E o melhor de tudo: ainda tem muito festival neste domingo e no próximo fim de semana.

Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.