O artista visual Jamie Reid - conhecido como ícone punk - morreu aos 76 anos, informou o Louder Than Wars nesta quarta-feira (9). Ele, que era inglês, foi o responsável por criar artes clássicas do Sex Pistols, que lhe renderam bastante notoriedade na década de 70. A causa da morte não foi divulgada.
“Artista, iconoclasta, anarquista, punk, hippie, rebelde e romântico. Jamie deixa para trás uma filha amada Rowan, uma neta Rose e um enorme legado. Majestade Universal, Verdade, Amor, Infinito”, diz o comunicado do galerista John Marchant.
O escritor Jon Savage escreveu: “Descanse em paz Jamie Reid, mais conhecido como o designer da era clássica dos Sex Pistols de 1976-79. Sua capacidade de renderizar ideias complexas em visuais atraentes foi o acompanhamento perfeito. Ele e eu fizemos um livro juntos em 1987: um bom livro”.
A arte da canção “God Save the Queen”, em que a rainha Elizabeth aparece em cima da bandeira do Reino Unido, assinada por Jamie, está entre as que mais fizeram sucesso. Além do hit, ele também assinou a arte do álbum “Never Mind the Bollocks Here’s the Sex Pistols (1977)”.
Aos 16 anos, Jamie iniciou os estudos na Wimbledon Art School em Londres, no Reino Unido. Depois, ele conheceu Malcom McLaren, empresário do Sex Pistols, e foi para a Croydon Art School. Suas artes - que eram marcadas pelo estilo de colagem - sempre carregavam alguma crítica social.