Ouvindo...

João Gomes realiza sonho ao cantar com Luiz Gonzaga, morto há três décadas, em show

A presença do Rei do Baião foi possível graças ao uso de inteligência artificial

João Gomes surpreendeu público em show em São Paulo

João Gomes, de 20 anos, surpreendeu o público ao trazer ao palco o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, morto há mais de três décadas. O jovem artista se apresentava no Arraial Estrelada, em São Paulo, nesse domingo (9), quando cantou “Eu tenho a Senha” com o conterrâneo pernambucano. O artista realizou o sonho de cantar com o seu ídolo graças à inteligência artificial.

O show começou com uma projeção de João Gomes ainda criança em Serrita, em Pernambuco. Em seguida, os cantores se apresentaram juntos após mais de 40 dias de preparação da novidade. Já que, além da imagem, foi preciso também criar a parte vocal.

Inclusive, a voz do Rei do Baião foi construída em cima de trechos retirados de 100 músicas de Luiz Gonzaga. Já o rosto do artista foi feito a partir de 60 imagens diferentes do cantor.

Uso de IA para ‘reviver’ artistas

Um novo comercial da Volkswagen, que celebra os 70 anos da empresa no Brasil, emocionou o público na terça-feira (4) passada. Nele, Maria Rita se junta à mãe, Elis Regina, morta há 41 anos. O encontro de gerações só foi possível graças à uma tecnologia chamada “ deepfake”, que permite criar imagens realistas de pessoas.

No vídeo, Maria Rita, de 45 anos, aparece dirigindo uma ID.Buzz, uma versão da Kombi, porém mais moderna e 100% elétrica. Enquanto isso, ela canta a música “Como nossos pais”, clássico de Belchior interpretado por Elis, e outros veículos antigos também surgem na tela.

Pouco depois, aparece Elis Regina, criada a partir de inteligência artificial, em uma Kombi antiga, que se junta à filha para um dueto. Dentro do veículo, na verdade, está uma dublê que teve o rosto trocado pelo de Elis, mas é praticamente imperceptível. Por outro lado, a voz é realmente da cantora. Veja aqui mais comerciais que usaram IA.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.