Ouvindo...

Não é só Elis Regina: Chaves, pai de Zico e Bruce Willis também estrelaram comerciais graças a deepfakes

Chaves e pai de Zico voltam à vida graças à inteligência artificial; já Bruce Willis, diagnosticado com demência frontotemporal, é colocado em cena mesmo após aposentadoria

Morto há 9 anos, Roberto Bolaños aparece em comercial graças à tecnologia

A nova campanha da Volkswagen impressionou por promover o encontro entre Maria Rita e a mãe, Elis Regina, que morreu há 41 anos. No entanto, não foi apenas a cantora que estrelou comerciais graças às deepfakes, que permitem criar imagens realistas de pessoas.

Roberto Bolaños, intérprete de Chaves, o pai de Zico, José Antunes Coimbra, e o ator Bruce Willis também foram colocados em cena por meio do uso de inteligência artificial. Relembre abaixo os comerciais.

Pai do Zico

Pai de Zico, José Antunes Coimbra não viu nenhum dos 334 gols do filho no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em uma campanha do Mercado Livre, Zico foi levado para o campo e, pouco depois, ouviu o pedido especial do senhor José para que ele fizesse um gol. O áudio foi criado a partir de inteligência artificial.

“Zico, meu filho. Eu sei faz tempo que não houve minha voz. Você sabe o tanto que eu amava ver você jogar desde menino. A única coisa que faltou foi ver o gol seu aqui no Maracanã, então hoje eu queria te pedir uma coisa, um gol”, diz o áudio. Logo, Zico, bastante emocionado, atende o pedido do pai.

Chaves

Roberto Bolaños, o Chaves, morreu há quase uma década, mas ano passado ele protagonizou um comercial da Dish Latino, serviço de streaming em inglês e em espanhol, graças a uma deepfake. No vídeo, o ator mexicano Eugenio Derbez aparece assistindo um episódio de Chaves na televisão, quando, de repente, o personagem começa a conversar com ele. Pouco depois, ele sai da tela e o diálogo continua.

Bruce Willis

Diagnosticado com demência frontotemporal no início do ano, Bruce Willis surgiu em um comercial para Megafon - empresa de telecomunicação russa - por meio de inteligência artificial em 2021. No vídeo, o rosto do ator Konstantin Solovyov é trocado pelo de Willis, o que causou rumores de que ele teria vendido sua imagem para a “Deepcake”, uma empresa de deepfake. No entanto, a história foi desmentida posteriormente.

O uso do seu rosto foi autorizado pelo astro de Hollywood para o comercial, porém a empresa não é detentora da imagem dele.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.