A nova campanha da Volkswagen impressionou por promover o
Roberto Bolaños, intérprete de Chaves, o pai de Zico, José Antunes Coimbra, e o ator Bruce Willis também foram colocados em cena por meio do uso de inteligência artificial. Relembre abaixo os comerciais.
Pai do Zico
Pai de Zico, José Antunes Coimbra não viu nenhum dos 334 gols do filho no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Em uma campanha do Mercado Livre, Zico foi levado para o campo e, pouco depois, ouviu o pedido especial do senhor José para que ele fizesse um gol. O áudio foi criado a partir de inteligência artificial.
“Zico, meu filho. Eu sei faz tempo que não houve minha voz. Você sabe o tanto que eu amava ver você jogar desde menino. A única coisa que faltou foi ver o gol seu aqui no Maracanã, então hoje eu queria te pedir uma coisa, um gol”, diz o áudio. Logo, Zico, bastante emocionado, atende o pedido do pai.
Chaves
Roberto Bolaños, o Chaves, morreu há quase uma década, mas ano passado ele protagonizou um comercial da Dish Latino, serviço de streaming em inglês e em espanhol, graças a uma deepfake. No vídeo, o ator mexicano Eugenio Derbez aparece assistindo um episódio de Chaves na televisão, quando, de repente, o personagem começa a conversar com ele. Pouco depois, ele sai da tela e o diálogo continua.
Bruce Willis
Diagnosticado com
O uso do seu rosto foi autorizado pelo astro de Hollywood para o comercial, porém a empresa não é detentora da imagem dele.