Os últimos anos de Andy Rourke, histórico baixista da banda The Smiths, não foram fáceis. Ele lutava contra um câncer de pâncreas, um dos tipos mais agressivos da doença, e, nesta sexta (19), faleceu aos 59 anos, de acordo com publicação nas redes sociais do guitarrista Johnny Marr, companheiro de Rourke no conjunto britânico que, em 1986, lançou o aclamado álbum “The Queen is Dead”.
“Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas”, escreveu Marr. O músico também acrescentou: “Andy será lembrado como uma alma gentil e bela por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs. Pedimos privacidade nesse triste momento”.
Para completar as condolências, ela divulgou uma série de fotos com o amigo ao longo dos tempos, principalmente nos palcos e nos bastidores de shows do The Smiths, e disse que os dois eram “melhores amigos” que faziam tudo juntos.
Divergências. Porém, nem tudo foram flores no caminho da banda, formada em 1982 por Rourke, Marr, Morrissey e Mike Joyce. Hits como “Heaven Knows I’m Miserable Now”, “Girlfriend In A Coma”, “Panic”, “Ask” e “How soon is now?” os colocaram nas paradas de sucesso. Mas a lua de mel durou pouco. Em 1987, o grupo se separou, e as confusões se intensificaram.
Viciado em heroína, Rourke enfrentava constantes dificuldades financeiras, o que o levou a, ao lado do baterista Mike Joyce, processar Marr e o vocalista Morrissey, principais compositores do grupo, para requerer uma maior participação nos direitos autorais.
Um acordo selou o fim da disputa e Rourke e Marr aparentemente superaram a rusga e mantiveram uma sólida amizade. Eles voltaram a se apresentar juntos e, em 2022, dividiram o palco do Madison Square Garden. Já Morrissey se aliou à extrema-direita e enveredou por um discurso nazi-fascista. Em 2017, ele recusou uma proposta de U$75 milhões para se apresentar com os antigos companheiros.
No mesmo ano, o álbum “The Queen is Dead” ganhou uma edição especial e foi relançado com algumas faixas adicionais, incluindo algumas gravadas para o álbum “Live in Boston”, que não chegou a ser lançado.
“Heaven Knows I’m Miserable Now”
“Girlfriend In A Coma”
“Panic”
“Ask”
“How soon is now?”