Parece uma versão diferente do filme “Como Se Fosse a Primeira Vez”, aquele protagonizado por Adam Sandler e Drew Barrymore, mas é uma história da vida real. Alisha Gerrard, de 34 anos, está sendo reconquistada diariamente pelo marido, Philip, de 38, após ela esquecer que eles são casados. Ele, inclusive, pretende recriar momentos importantes do passado deles “como se fosse a primeira vez”. É que a britânica ficou um mês em coma e, após hemorragia cerebral, perdeu parte da memória.
Alisha conta que tomou um susto ao acordar, encontrar a família e descobrir que havia se casado com o seu “melhor amigo”. Apesar de ter ficado apenas um mês nesta condição, ela, que é de Liverpool, no Reino Unido, esqueceu completamente dos últimos 10 anos da sua vida. As informações são do “The Mirror”.
Alisha ficou em coma após reação a um medicamento para artrite prescrito em fevereiro de 2021. Internada no Hospital Whiston, em Merseyside, ela revela que ficou assustada ao descobrir que era casada há sete anos com Philip, seu amigo, de acordo com o “Liverpool Echo”.
A mulher não conseguia se comunicar e, por isso, ficou algum tempo sem entender o que estava acontecendo. “Eu não conseguia falar ou fazer perguntas, então ninguém sabia que eu não me lembrava de nada até que tiraram o tubo [de traqueostomia]”, começou.
“Lembro-me de minha mãe vindo me ver no hospital e dizendo ‘sua avó está cuidando de você '. Eu pensei que ela queria dizer que ela estava visitando. Foi só quando ela disse que estava olhando para mim que eu percebi que ela havia morrido”, acrescentou.
Ela contou que precisou assimilar a morte da avó e o casamento com o melhor amigo. “Não me lembro do dia do meu casamento. Quando saí do hospital, fui ficar com meus pais, porque me senti familiar na casa deles. Meu primeiro pensamento foi que todos pareciam muito mais velhos”, recordou.
“Existem 11 anos entre mim e meu irmão, então eu me lembro dele no ensino médio, no futebol, e agora ele tem uma namorada e um emprego e ele dirige. Ele é um homem adulto agora. Como eu e Phil éramos melhores amigos de qualquer maneira, eu ainda sabia quem ele era. Ele não era um completo estranho. Ele veio me ver e tivemos uma grande conversa, e ele meio que respondeu tudo para mim”, completou.
Para ela, era como estar em um sonho. “A única maneira que posso descrever é como quando você tem um sonho e se lembra de partes do seu sonho.”
Recomeço
Para Phil, o começo foi desafiador, mas agora vê como uma forma de “construir” o relacionamento com Alisha novamente. “Isso definitivamente nos aproximou. Estamos indo muito devagar e relembrando coisas do passado dela. Também estamos experimentando coisas novamente juntos pela primeira vez”, contou.
Inclusive, o casamento será recriado por ele para construir novas memórias para ela. “Eu mostrei a ela imagens do passado, apresentando lentamente partes do passado de si mesma, mas não muito para sobrecarregá-la. É um processo lento, mas também é um processo de aprendizado”.
Apesar de estar com 34 anos, Alisha se sente com 20. “Eu sinto que ainda estou na casa dos 20 anos às vezes. Eu digo para as pessoas ‘ainda sou a mesma pessoa que eu era?’. Muitas mudanças em 10 anos, e eu não sei quem é essa garota mais”, destaca.
“Todo mundo diz que algumas coisas mudaram, mas tudo o que isso significa é que sou uma pessoa mais forte. Tenho o resto da minha vida pela frente e é por isso que não poderia estar mais agradecida”, finaliza.