A Maria Fumaça, que faz o trajeto entre São João del-Rei e Tiradentes, no Campo das Vertentes, realiza 18 passeios durante toda a
São nove partidas de São João del-Rei e outras nove de Tiradentes ao longo do recesso. Durante o percurso, que é feito às margens da Serra de São José, podem ser contempladas paisagens de tirar o fôlego - que preservam a arquitetura do século XIX - e uma rica diversidade ecológica.
A Maria Fumaça pertence à VLI - companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos. O trem foi inaugurado em 28 de agosto de 1881 por Dom Pedro II, sendo este o mais antigo em operação no país.
Além do trem turístico, o público pode visitar gratuitamente o Museu Ferroviário, maior centro de preservação da história ferroviária do país, localizado na Estação de São João del-Rei. O local foi inaugurado em 28 de agosto de 1981 durante o centenário da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM).
Outro atrativo é a Rotunda, que faz parte do Museu Ferroviário, e tem arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior, convergindo para o girador manual localizado no centro do prédio. O ingresso tem valor único de R$ 10 por visitante e pode ser adquirido nas bilheterias de São João del-Rei e Tiradentes.
Bilhetes
Para os passeios de Maria Fumaça, turistas podem adquirir os bilhetes nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, bem como pela internet, clicando no link do
Crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade, não pagam. Têm direito à meia-entrada (50%): crianças de 6 a 12 anos, com a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade; estudantes com carteirinha válida no período e identidade com foto; pessoas com deficiência portando carteirinha ou laudo médico; e pessoas a partir de 60 anos, apresentando documento de identidade com foto.