Para a psicanalista Natália Marques, a expulsão de MC Guimê e Cara de Sapato foi importante no BBB 23 - tendo em vista que em outras edições ocorreram episódios semelhantes e pouco foi feito. No entanto, ela analisa que o programa pecou ao não dar o acolhimento necessário à vítima, que, após anúncio, ficou se culpando pela desclassificação dos brothers.
“Eu acredito que a expulsão dos dois foi muito importante por vários motivos. Primeiro, porque já aconteceram crimes como esse em diversos reality shows e nada foi feito. Isso dá uma mensagem social de que eu posso importunar uma mulher, eu posso assediar, que nada vai acontecer comigo”, destaca Natália Marques, que acrescenta: “Se não, aquele homem continua, muitos esquecem e ele - que cometeu violência sexual - pode ganhar o programa”.
A expulsão no ao vivo foi válida, porém faltou explicar os motivos e resguardar a vítima. “Todo mundo viu que ela estava sendo chamada no confessionário. Então, deu a entender que ela tinha falado algo lá. Assim, ficou propício que as pessoas colocassem a culpa nela como se ela pudesse ter inventado para prejudicar os participantes. Ela ficou desamparada”, explica.
Leia também:
MC Guimê e Cara de Sapato podem pegar até cinco anos de prisão pelo crime de importunação sexual MC Guimê e Cara de Sapato são expulsos do BBB após episódios de importunação sexual Família de Dania emite comunicado após ela deixar o BBB 23: ‘está protegida’ MC Guimê faz primeira aparição após ser expulso do BBB 23: ‘coração partido’
Sentimento de culpa
Comum entre as vítimas de violência, o sentimento de culpa ocorre, principalmente, quando a mulher acredita que pode prejudicar quem praticou o crime ao denunciá-lo. “É dito à mulher que, denunciando um homem, você vai acabar com a vida dele, vai acabar com a carreira dele.. Como se as mulheres tivessem que se responsabilizar por resguardar a vida e a carreira dos homens por erros que eles mesmos cometeram”.
E é por esse medo de prejudicar os homens, que as mulheres acabam se calando, como ocorreu com Dania no BBB. Ao ser chamada novamente para o confessionário, ela demonstrou preocupação em ter prejudicado os brothers, mesmo sendo ela a vítima. “Não quis comentar porque fiquei com pena, com muita pena de ocasionar um problema para ele lá fora, do Guimê com sua família, sua esposa. Me deu muita pena”, disse.
Conforme a psicóloga, a situação ainda pode se tornar mais difícil de enfrentar quando o autor é visto como um “homem legal”. “A gente jamais imagina o Cara de Sapato ou o Guimê praticando importunação sexual por eles serem caras que, até então, estavam sendo considerados legais. A agressão sexual pode vir de qualquer homem”, explica.
Os impactos da violência sexual - da importunação, assédio, violência obstétrica ou estupro - na vida das mulheres podem ser muitos. “Infelizmente, é muito difícil que a gente encontre na nossa cultura alguma mulher que não sofreu nenhum tipo de violência sexual. Essas violências podem ter sequelas muito profundas, dependendo da violência com que aquela mulher sofreu. A gente pode ter diversos impactos psicológicos como transtorno do estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, crises de pânico e até mesmo autoextermínio”, finalizou.
Entenda
MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos do BBB 23 na noite dessa quinta-feira (17). O cantor tocou nas nádegas de Dania Mendez sem o consentimento dela, e o lutador roubou um beijo da modelo. Após o caso, a Polícia Civil do Rio, que está em posse das imagens, abriu inquérito para investigar o crime de importunação sexual.