O representante do Brasil no Oscar 2023, o longa-metragem Marte Um, filmado em Belo Horizonte e Contagem, está fora da disputa por melhor filme internacional.
O anuncio foi feito pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou, nesta quarta-feira (21), que divulgou uma pré-lista com 15 filmes concorrentes. Destes, apenas 5 serão, de fato, indicados. “Marte Um” estava na lista de 92 longas-metragens enviados para consideração da Academia.
Marte Um
O filme, dirigido por Gabriel Martins, retrata o Brasil nos últimos anos enquanto acompanha uma família formada por pai, mãe, filho e filha. A história mostra, também, a eleição do presidente atual Jair Bolsonaro, em 2018, e as particularidades do dia a dia de um brasileiro.
O longa venceu dois Kikitos no Festival de Gramado e foi exibido em Sundance, San Sebastián e no L.A Outfest.
Brasil no Oscar
A última vez que o Brasil concorreu na pré-lista de filmes internacionais foi no Oscar de 2008, com o filme “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, dirigido por Cao Hamburguer. Já o último filme brasileiro indicado ao Oscar foi “Central do Brasil”, em 1999.