Maratonar filmes de Natal é uma prática bastante corriqueira nesta época do ano – especialmente para quem não abre mão de assistir alguns clássicos da madrugada do dia 24 para 25 de dezembro. Para os apaixonados, a Itatiaia listou dez filmes imperdíveis de Natal – selecionados a partir de avaliações nos portais especializados IMDb e Rotten Tomatoes.
Leia também:
Preços de produtos para a ceia de Natal podem variar até 100% em Belo Horizonte Praça da Liberdade inaugura iluminação de Natal; veja como ficou
Dos clássicos das telonas às novidades do streaming, os dez filmes a seguir estão disponíveis nas principais plataformas online – Netflix, HBO Max, Paramount+ e Disney+. Confira:
Simplesmente Amor
Escrito e dirigido por Richard Curtis, o longa foi produzido em parceria entre Estados Unidos, Reino Unido e França. Contando dez histórias de amor, o filme tem um elenco invejável com nomes como Hugh Grant, Emma Thompson, Liam Neeson, Alan Rickman, Keira Knightley e Andrew Lincoln. Até o brasileiro Rodrigo Santoro dá o ar da graça como Karl.
Com duas indicações ao Globo de Ouro - por melhor filme musical ou comédia e melhor roteiro adaptado -, “Simplesmente Amor” transformou seu orçamento inicial de US$ 40 milhões em uma bilheteria mundial de US$ 247 milhões. Mas, mais do que isso, entrou para lista daqueles filmes indispensáveis de Natal que todo mundo quer ver de novo.
Esqueceram de Mim - 1, 2, 3 e 4
Nenhum Natal em família é o mesmo sem uma maratona desta franquia que é um clássico de fim de ano.
O natal solitário do garoto Kevin McCallister, interpretado por Macaulay Culkin, rendeu muitas exibições nas tardes da TV durante a proximidade com o Natal. Esqueceram de Mim é até hoje um sucesso de público, disponível no Disney+.
No primeiro filme da franquia, Macaulay Culkin é um garoto de oito anos que foi esquecido em casa pela família gigantesca que acabou de voar em férias para Paris e tem que proteger a casa de bandidos que tentam invadi-la. Na sequência, dois anos depois do primeiro sucesso, Kevin até que tentou acompanhar os parentes, mas entra sem querer no avião errado e vai parar em Nova lorque.
O Grinch
Clássico das sessões de TV na época de Natal, o Grinch, interpretado pelo renomado ator Jim Carrey, que parece ter nascido para o papel, é uma amargurada criatura verde, que abomina a data e faz de tudo para impedir que os cidadãos de “Quemlândia” aproveitem o feriado. Seus furtos e sabotagens são impedidos pela pequena Cindy Lou Who (Taylor Momsen, de Gossip Girl), com quem ele desenvolve uma amizade e descobre o sentido especial por trás da festividade. O filme foi inspirado pelo livro How The Grinch Stole Christmas, 1957.
A adaptação dos anos 2000, dirigida por Ron Howard, foi indicada ao Oscar nas categorias Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Penteados e Melhor Direção de Arte. Além disso, Carrey foi indicado ao Globo de Ouro por sua performance, na categoria de Melhor Ator em Comédia ou Musical. O Grinch recebeu a nota 6,2 no IMDb, alcançando o total de três estrelas. No agregador Rotten Tomatoes, o filme gerou 49% de aprovação pelos usuários.
O Estranho Mundo de Jack
As animações também tem espaço nessa lista. Um exemplo é o clássico “O Estranho Mundo de Jack”, dirigido e roteirizado por Tim Burton.
O filme se passa na fantasiosa Cidade do Halloween, que tem como um de seus principais habitantes o protagonista Jack Skellington, que está cansado de comemorar a ocasião sempre do mesmo jeito. De repente, o personagem vai à Cidade do Natal e decide se apoderar da festividade.
“O Estranho Mundo de Jack” recebeu diversas críticas positivas – entre elas, sua animação no estilo stop-motion, considerada inovadora na época -. O longa foi indicado para o Oscar de Melhores Efeitos Visuais e para o Globo de Ouro como Melhor Trilha Sonora Original.
Duro De Matar
Muitos podem se esquecer, mas “Duro de Matar”, um dos melhores filmes de ação já feitos, também não deixa de abordar a temática natalina.
O longa se passa na véspera do Natal e retrata o detetive John McClane, interpretado por Bruce Willis, tendo de lidar com um grupo terrorista que toma o controle de um arranha-céu em Los Angeles.
Inicialmente, o clássico teve uma recepção apenas mediana, mas com o passar dos anos, passou a ser considerado um dos principais filmes do gênero de ação – e um dos melhores com temática natalina -, sendo estendido até a 5° filmagem, com “Duro de Matar - Um Bom Dia para Morrer”.
Novidades dos streamings
Guardiões da Galáxia: Especial de Festas
Guardiões da Galáxia ganhou o primeiro especial de Natal da Marvel no serviço de streaming Disney+. “Guardiões da Galáxia: Especial de Festas” traz a turma de mercenários espaciais em uma missão natalina, mas não menos cheia de ação e comédia, marcas típicas dos filmes da franquia. No formato de média-metragem, o especial tem 44 minutos de duração – com direito à uma cena pós-crédito.
No elenco estão presentes todos os personagens da saga, além da participação do ator Kevin Bacon interpretando ele mesmo. "...Especial de Festas” recebeu resenhas positivas na imprensa, disponíveis nos portais IMDb e Rotten Tomatoes e garantiu lugar na lista da Itatiaia.
Um Match Surpresa
A comédia romântica “Um Match Surpresa” é estrelada por Nina Dobrev. Na trama, uma jovem se apaixona por um lindo rapaz em um aplicativo de namoro e depois de muitas trocas de mensagens decide fazer uma surpresa, aparecendo de repente em sua casa durante o Natal. E aí então que ela descobre que o garoto é bem diferente das fotos que havia enviado e pede que ele o ajude a conquistar o rapaz das imagens, que mora na mesma cidade.
Klaus
A animação da Netflix chegou ao catálogo em 2019. Originado na Espanha, Klaus conta a história do soberbo e narcisista carteiro Jesper, enviado para trabalhar em um vilarejo remoto como prova final de sua competência. O local, no entanto, é habitado por moradores hostis e marcado por conflitos entre famílias fundadoras rivais. Com a ajuda de um solitário e soturno fabricante de brinquedos, Klaus (J.K Simmons, de Whiplash: Em Busca da Perfeição), a vida na pequena cidade é transformada pela entrega de brinquedos às crianças residentes.
A produção recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação e recebeu o prêmio BAFTA de Cinema, pela mesma categoria. Além disso, os principais agregadores de notas da Internet demonstram recepção positiva por parte do público: no IMDb, Klaus foi avaliado com a nota 8,1, aparecendo com quatro estrelas. O Rotten Tomatoes, por sua vez, exibe a aprovação de 95% dos usuários.
Alguém Avisa
Além de acompanharem a atualidade virtual, as comédias românticas de hoje estão conectadas também com a representatividade LGBT. É o caso de “Alguém Avisa?”, disponível na Amazon Prime. Estrelado por Kristen Stewart (Crepúsculo) e Mackenzie Davis, o filme narra a ceia de Natal de Harper e Abby, um casal que entra em conflito após Abby descobrir que Harper ainda não avisou a sua família conservadora que é lésbica e que está comprometida.
O filme tem direção da atriz e diretora Clea DuVall. Durante a premiação da organização Gay & Lesbian Alliance Against Defamation (GLAAD), voltada para representatividade LGBT na mídia, a trama ganhou uma estatueta na categoria Filme Marcante em 2021.
Tudo Bem no Natal Que Vem
É claro que produções brasileiras não poderiam faltar na lista. “Tudo Bem no Natal que Vem” é uma comedia familiar exclusiva da Netflix. O título tem no elenco Leandro Hassum, conhecido nos cinemas por “Até Que a Sorte Nos Separe” e Danielle Winits. No longa, Jorge é um homem que odeia o Natal e faz de tudo para evitar a data. Até que um dia ele sofre um acidente que o faz acordar somente no dia de Natal.
Esta é a primeira obra natalina da Netflix para o mercado do cinema brasileiro. O filme tem direção de Roberto Santucci, responsável por outras comédias nacionais como “O Candidato Honesto” (2014) e “Quatro amigas numa fria” (2018).
(Sob supervisão de Lara Alves)