Ouvindo...

‘Marte Um': veja onde assistir gratuitamente em BH o filme indicado ao Oscar

Estão programadas duas sessões: no Cine Santa Tereza e no Grande Teatro do Palácio das Artes

Marte Um foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023

O filme Marte Um, de Gabriel Martins, que vai representar o Brasil na categoria Melhor Longa Internacional na cerimônia do Oscar de 2023, será exibido gratuitamente no Palácio das Artes, no Centro da capital e no Cine Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte.

A escolha para o Oscar aconteceu depois de reunião da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais em 5 de setembro. Desde Gramado, havia gente - público e crítica - disposta a defender que o longa do mineiro Gabriel Martins deveria ser o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de melhor Filme Internacional.

O diretor e roteirista Martins integra o grupo de amigos reunidos na empresa produtora Filmes de Plástico de Contagem, cidade da Grande BH.

Na terça-feira (27), às 19h30, o filme será exibido no Cine Santa Tereza, que fica na Rua Estrela do Sul, 89. Após a sessão, acontecerá um bate-papo entre o diretor, o ator Carlão e o público, mediado pelo jornalista Gabriel Araújo.

Metade dos ingressos para a sessão especial será disponibilizada no site Disk Ingressos na segunda-feira (26). O restante será distribuído na bilheteria do cinema, 1 hora antes do início da exibição.

A obra cinematográfica também poderá ser vista no Grande Teatro do Palácio das Artes, com capacidade para mais de 1.700 pessoas.

A exibição será na quinta-feira (29), às 20h, também com a presença do diretor e elenco. Os ingressos serão distribuídos a partir das 12h do dia 27 de setembro (terça-feira), na bilheteria do Palácio das Artes e pelo site da Eventim. Cada pessoa poderá retirar um par de ingressos, com assentos numerados.

Sinopse

Marte Um acompanha o dia a dia dos Martins, uma família negra de classe média baixa que vive na periferia de uma grande capital. Entre trabalhos, utopias, amores e traumas, os personagens tentam seguir vivendo em um Brasil tensionado por mudanças.

Cada um deles mantém seus desejos e expectativas: a mãe Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia; o pai Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional; a filha mais velha, Eunice, tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte. Dando vida a esta família, o filme traz, respectivamente, Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião e Cícero Lucas.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.