O ator norte-americano Matthew McConaughey, de 52 anos, revelou ter sofrido abusos sexuais durante a adolescência. O artista contou que, aos 15 anos, foi chantageado para fazer sexo, mas conseguiu escapar das ameaças. Três anos depois, aos 18 anos, ele foi drogado e molestado por um homem.
A revelação foi feita para o podcast “The Conversation:About the Men”, apresentado pela britânica Amanda de Cadenet. McConaughey explicou que soube que foi abusado devido aos ensinamentos de pai, que falava sobre respeito e integridade sexual: “Fui orientado por meus pais sobre respeito por uma mulher, respeito pelo relacionamento, respeito pela intimidade sexual, respeito pelo espaço”.
O ator disse que, depois de ter sido chantageado aos 15 anos, ele conseguiu ter relacionamentos saudáveis durante a adolescência e, ao ser abuso com 18, teve dificuldade de conectar os casos. McConaughey revelou que não chegou a fazer terapia, mas que pessoas que amava o ajudaram a superar os abusos sofridos. “Escolhi que não vou carregar isso, não vou trazer essa bagagem para a vida, e em como trato as pessoas e como confio nas pessoas, e como vejo as circunstâncias e riscos”
Durante sua vida, apesar de nunca ter revelado que já tinha sofrido abusos sexuais, McConaughey foi ativo no apoio à pessoas vítimas de agressão sexual. O ator já foi professor na Universidade do Texas, onde trabalhou na erradicação da agressão sexual no campus. Em 2006, ele também participou do Programa de Eliminação de Estupro da universidade, ajudando a transportar estudantes para casa após o anoitecer.