As estações de metrô de Belo Horizonte se tornaram palco para as sapatilhas dos bailarinos se movimentarem nas apresentações do grupo de dança Primeiro Ato, que comemora 40 anos este ano.
Serão quatro apresentações, entre 16 a 19 de agosto, sempre às 15h, em diferentes pontos da cidade e com acesso gratuito. Todos os usuários que passam pelos locais poderão conferir a intervenção artística que tem duração de 45 minutos.
O grupo Primeiro Ato foi fundado em 1982 e atua com dança contemporânea, tendo como diretora Suely Machado.
“Nós começamos em plena ditadura, em um país onde a média de vida das empresas era de cinco anos e nós estamos completando 40 anos de ação continuada na arte. Esse é um ato de resistência, insistência e persistência”, disse.
Este espetáculo tem como objetivo provocar o cotidiano de espaços públicos urbanos. Sendo assim, a diretora conta que a escolha dos locais levam em conta a importância de se levar a arte e dança contemporânea a pontos periféricos.
“A gente quer ampliar o alcance da nossa arte para que essas pessoas que estão passando, indo e vindo do trabalho ou de casa - que muitas vezes não tem acesso ao teatro - possam receber uma dose poética”, disse.
A servidora pública Débora Coutinho Azevedo Rocha, de 36 anos, foi surpreendida ao retomar do trabalho. “Tive a oportunidade de ver a apresentação. É uma oportunidade às pessoas que não tem condição de participar de um evento pago”, pontuou.
Bailarinos construíram releituras das coreografias na história por trás de cada figurino. Marco Paulo Rolla, Pablo Ramon, Ronaldo Fraga e Silma Dornas, que criaram figurinos para obras marcantes do grupo, são os homenageados nesse especial. “Esses figurinos que se tornaram a pele dos próprios bailarinos”, acrescentou.
A retirada de ingressos não é necessária. Para as intervenções que acontecem nas plataformas, os usuários devem adquirir o bilhete unitário do metrô que custa R$ 4,50.
Confira datas e horários
Dia 17/08, quarta-feira, às 15h – Estação de Metrô Gameleira, Rua Conde Pereira Carneiro, 495, Gameleira
Dia 18/08, quinta-feira, às 15h - Estação de Metrô Vilarinho, na Avenida Vilarinho, 36 - Vila Cloris
Dia 19/08, sexta-feira, às 15h – O Espaço Cênico Yoshifumi Yagi - Teatro Raul Belém Machado, na Rua Jauá, 80, Alípio de Melo (retirada de ingresso no local, por ordem de chegada, limitado a capacidade de assentos)
Mais Informações: @primeiroatocentrodedanca