Na noite deste domingo (25), o influenciador Gustavo Tubarão usou as redes sociais para contar que está com paralisia de Bell e não consegue mexer metade de seu rosto.
“Na hora do almoço, senti minha boca esquisita. Olhei no espelho e minha cara estava torta. (...) Comecei ter uma crise de ansiedade fortíssima, tive ataque de pânico. achei que estivesse sofrendo um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou um derrame ", contou.
A paralisia ocorreu no dia do casamento da irmã de Gustavo.
Entretanto, ele tranquilizou os fãs e fez até piada com a situação. “Estou bem”, completou. Veja o vídeo
O que é paralisia de Bell?
A paralisia de Bell ou paralisia facial periférica é uma condição na qual o nervo facial que controla a contração da musculatura do rosto, é lesado por uma inflamação, que leva o nervo a parar de funcionar parcialmente ou completamente.
Sintomas
Os sinais e sintomas comuns da paralisia de Bell são: fraqueza dos músculos de um lado do rosto com paralisia da pálpebra superior que leva a dificuldade de fechar o olho e dificuldade para piscar, pode levar a ressecamento do olho com lesões da córnea. Pode ocorrer ainda desvio da boca para o lado contrário ao da paralisia (boca torta), pois, a boca desvia para o lado bom que é o lado que a musculatura contrai.
Qual a causa e o tratamento?
Hoje a teoria mais aceita é que a lesão que causa inflamação do nervo facial, com interrupção do seu funcionamento, ocorre por infecções virais de diversos tipos. O vírus que mais frequentemente leva a paralisia de Bell é o herpes simples , o mesmo vírus que causa a herpes labial e a herpes genital.
O tratamento não reverte a paralisia facial ele ajuda a melhorar mais rápido, especialmente se você iniciar o tratamento nos primeiros dias dos sintomas.
Fonte: Hospital israelita Albert Einstein