Ouvindo...

Festival Internacional de Turismo chega a Ouro Preto em junho

3ª edição terá como enfoque fomento ao turismo rural

Turismo rural e ecoturismo serão tema da 3ª edição do festival

A 3ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto chega à cidade no dia 1º de junho, com 3 dias de programação no Centro de Artes e Convenções da UFOP.

A proposta da edição 2023 é o fomento e a criação de negócios locais voltados ao turismo rural e ecoturismo, com extensa programação que cintará com exposição de produtores, palestras, oficinas, além de rodas de negócios, mesas redondas e cozinha show.

Criada em 2019, o FESTUR tem como proposta o fomento e criação de uma rede de negócios locais, através de uma imersão criativa. Márcio Abdo de Freitas, presidente da Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention e Visitors Bureau explica as pretensões do evento.

“O nosso objetivo é fazer todo ano esse evento, e tornar uma referência do Turismo aqui da região, do estado, e uma referência nacional”.

Este ano, o festival terá como foco negócios voltados ao ecoturismo e turismo rural, e terá apoio da Secretária de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), além da Secretaria de Agropecuária. Cássia Neves, organizadora e CEO da CM Business Hub, a escolha do tema teve como objetivo incentivar e expandir a rede de negócios locais de distritos e cidades do interior.

” A gente busca a cada edição trazer uma uma discussão, principalmente para que ele seja um vetor de desenvolvimento econômico, principalmente aqui da região”, explicou Neves.

O FESTUR acontece nos dias 01, 02 e 03 de junho, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. A programação completa ainda não foi divulgada, mas será disponibilizada em breve, no site oficial do evento.

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.