Ouvindo...

Ex-ministro Marco Aurélio Mello diz que Marcos Cintra ‘exerceu direito de expressar-se’

Mello afirmou que comentário de ex-secretário da Receita não foi um ataque ao sistema eleitoral, como considerado por Moraes

Ex-ministro Marco Aurélio Mello afirmou que Cintra exerceu direito a liberdade de expressão

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello considerou que o ex-secretário da Receita Marcos Cintra exerceu seu direito à cidadania ao questionar alguns detalhes da apuração das eleições de 2022.

“É preciso ler a fala do Marcos Cintra, ele apenas exteriorizar uma preocupação e disse que se empunha a tomada de providências pela Justiça Eleitoral para verificar o fato. Fato que teria sido levantado no próprio Tribunal Superior Eleitoral. Que fatos são esses? Algumas seções não apresentarem um único voto para o candidato à reeleição”, afirmou Mello em entrevista à CNN.

No domingo (6), o ministro Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal ouça, em 48 horas, o ex-secretário da Receita por ter supostamente ‘atacado o sistema eleitoral’. Cintra teve também suas redes sociais excluídas.

“Conforme se verifica, Marcos Cintra utiliza as redes sociais para atacar as instituições democráticas, notadamente o Tribunal Superior Eleitoral, bem como o próprio Estado democrático de Direito, o que pode configurar, em análise preliminar, crimes eleitorais”, afirma a decisão de Moraes.

Para Marco Aurélio Mello, Cintra não tentou desmerecer o sistema eleitoral ou as urnas eletrônicas. “Evidentemente, ele exerceu um direito inerente à cidadania de expressar-se, de revelar uma preocupação. Ele não tentou desmerecer em si o sistema de urnas eletrônicas. A Constituição garante a liberdade de expressão e proíbe qualquer censura”, afirmou o ex-ministro do STF.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.