Ouvindo...

Mourão diz que Bolsonaro procurou evitar ofensas e ‘está reagindo à maneira dele’

Eleito para o Senado pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão diz que é preciso aceitar a derrota nas eleições

Vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que é preciso aceitar resultado das urnas

O vice-presidente e senador eleito, Hamilton Mourão (Republicanos), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu à derrota na eleição para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à maneira dele.

Em entrevista ao jornal O Globo, o vice-presidente disse que Bolsonaro foi “sereno” e que “não acusou o processo eleitoral” da forma como ele achou que o presidente faria.

“Cada um reage aos acontecimentos da sua maneira. Ele está reagindo à maneira dele. Procurou a melhor forma de falar tudo o que queria falar, sem incorrer em ofensas, ilegalidades”, disse Mourão.

‘Nós perdemos o jogo’

Sobre a insatisfação de apoiadores de Bolsonaro que desde domingo (30), após o resultado da eleição, fazem protestos em várias cidades e rodovias do país, Hamilton Mourão avalia que é preciso respeitar o resultado e que “não adianta mais chorar”. Ele, porém, afirmou que Lula não deveria ter disputado a eleição.

“Nós concordamos em participar de um jogo em que o outro jogador não deveria estar jogando. Mas, se a gente concordou, não há mais do que reclamar. A partir daí, não adianta mais chorar, nós perdemos o jogo”, ressaltou o vice-presidente.

Segundo Mourão, os protestos e mobilizações deveriam ter acontecido quando Lula foi liberado pelo Supremo Tribunal Federal para disputar as eleições. “Deveria ter sido realizado quando o jogador que não deveria jogar foi (autorizado a jogar). Ali deveriam ter ido para a rua, buzina. Mas não fizeram. Existem 58 milhões de pessoas inconformadas, mas aceitaram participar do jogo. Então tem que baixar a bola”, disse.

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.