Ouvindo...

Amapá foi o único estado em que Bolsonaro virou sobre Lula nas eleições

Atual presidente tinha ficado em segundo lugar no estado da região Norte no primeiro turno e liderou no segundo turno

Bolsonaro reverteu vantagem de Lula no Amapá, mas não foi suficiente para vencer eleições

O presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou o primeiro chefe de estado a tentar a reeleição e ser derrotado desde a redemocratização. Com mais de 58 milhões de votos, o atual chefe do Executivo federal obteve 49,10% dos votos válidos contra 50,9% de seu adversário Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se saiu vencedor do pleito que terminou neste domingo (30).

Mesmo ficando em segundo lugar, Bolsonaro venceu em 13 estados e no Distrito Federal, enquanto o petista levou a melhor sobre ele em outras 13 unidades da federação.

O único estado em que houve uma “virada” de fato foi o Amapá. O estado da região Norte deu a vitória a Lula no primeiro turno e a Bolsonaro no segundo.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno das eleições, Jair Bolsonaro obteve 187.621 votos no estado amapaense, o equivalente a 43,41% dos votos válidos. No segundo turno, sua votação passou para 200.547 votos, o que representa 51,36% do total.

Já o presidente eleito Lula conseguiu amealhar 45,67% dos votos no primeiro turno, o que representa 197.382 votos, mas perdeu eleitores no segundo turno, quando ficou com 189.918 votos - uma diferença de 7.464 eleitores.

Em que estados Bolsonaro venceu nas eleições?

Além do Amapá, Bolsonaro venceu em toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e do Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal) e na maioria dos estados do Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo) e do Norte (Amapá, Rondônia, Roraima e Acre).

Em que estados Lula venceu nas eleições?

Lula, por sua vez, levou a melhor em todos os estados da região Nordeste (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), além de Pará, Tocantins e Amazonas, na região Norte, e Minas Gerais, na região Sudeste.

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.