Ouvindo...

Romeu Zema tem 57% e Alexandre Kalil tem 34% dos votos válidos, mostra Datafolha

Resultado da pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) confirma tendência de vitória em primeiro turno para o atual governador

Zema lidera pesquisa de intenção com 57% dos votos válidos; Kalil aparece com 34%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) indica possibilidade de vitória do governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) em primeiro turno na corrida pelo Palácio Tiradentes. O candidato à reeleição aparece na liderança da disputa com 57% dos votos válidos - quando são desconsiderados os votos em branco e nulos. Seu principal adversário, Alexandre Kalil (PSD) aparece com 34%.

Em terceiro lugar está Carlos Viana (PL), com 5%, seguido por Marcus Pestana (PSDB), Cabo Tristão (PMB), Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB), tem 1%. Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram nesta pesquisa.

Na comparação com a pesquisa anterior, divulgada no dia 22 de setembro, ambos os candidatos oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos para mais ou para menos. Zema tinha 58% dos votos válidos e, agora, aparece com 57%. Kalil tinha 33% e, agora, tem 34%.

A pesquisa Datafolha ouviu 1.500 eleitores em todo o estado. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo MG-09084/2022.

Datafolha: confira o percentual de cada candidato ao Governo de Minas (votos válidos)

  • Romeu Zema (Novo): 57%

  • Alexandre Kalil (PSD): 34%

  • Carlos Viana (PL): 5%

  • Vanessa Portugal (PSTU): 1%

  • Marcus Pestana (PSDB): 1%

  • Cabo Tristão (PMB): 1%

  • Renata Regina (PCB): 1%

Rejeição

A pesquisa Datafolha também mediu a rejeição dos eleitores aos candidatos. O candidato com maior percentual de rejeição é o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 33%. Zema é rejeitado por 23% dos eleitores. Carlos Viana e Cabo Tristão têm rejeição de 20% dos eleitores

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.