Ouvindo...

Eleições 2022: cientistas políticos indicam possibilidade de Zema se reeleger em 1º turno no governo de MG

A reportagem da Itatiaia conversou com especialistas em eleições para entender se há possibilidade de segundo turno em Minas Gerais

Mineiros devem votar neste domingo

Cientistas políticos analisaram a possibilidade do resultado do governo de Minas Gerais sair ainda no primeiro turno. Faltando apenas três dias para as eleições, que ocorrem no domingo (2), o governador Romeu Zema (Novo) apresenta vantagem na casa dos dois dígitos nas intenções de voto sobre o segundo colocado, Alexandre Kalil (PSD).

Para o diretor do Instituto Atlas, Andrei Roman, a sequência de pesquisas do instituto mostra uma consolidação de Zema na ponta da corrida eleitoral, o que pode configurar uma vitória do candidato do partido novo já no primeiro turno.

“O Zema está numa trajetória de alta desde a primeira pesquisa Atlas. O número de indecisos vem caindo e o Zema vem subindo. O Kalil se mantém no patamar de 35%, o que é até superior a outras pesquisas, de outros institutos. Mas, me parece difícil um cenário onde o Zema não consiga chegar no primeiro turno. Isso não é totalmente impossível, mas a liderança é muito impressionante”.

Roman afirma, ainda, que os números aparecem devido a uma boa avaliação do governo Zema no estado de Minas Gerais: “ele [Zema] é muito bem avaliado. A gestão Zema é uma gestão bem avaliada, a imagem positiva do Zema é de 56% na nossa última pesquisa e apenas 31% de imagem negativa. O Alexandre Kalil tem uma imagem positiva de 38% e negativa de 45%. O saldo de imagem do Zema é de 25 pontos positivos e o do Kalil é de sete pontos negativos”.

Já os cientista político Malco Camargos afirma que as últimas pesquisas apresentam uma crescente de Alexandre Kalil puxada pelo aumento das intenções de voto do ex-presidente Lula. “No que se refere ao governo de Minas, a eleição veio estável até o momento com uma ampla vantagem do governador Romeu Zema sobre todos os adversários. Nos últimos dias as pesquisas mostram o crescimento de Alexandre Kalil, e esse crescimento está muito ligado ao crescimento que o ex-presidente Lula tem conseguido. Uma vez que Lula vai consolidando a sua liderança, ele traz consigo candidatos que fazem parte do seu grupo, entre eles o Alexandre Kalil”.

Mesmo assim, o cientista político diz que não é possível cravar a existência de um segundo turno em Minas, já que a tendência hoje ainda é de uma vitória de Romeu Zema. “Mesmo com este crescimento do Kalil, ainda não é possível afirmar que a eleição continuará em Minas Gerais. Todos os estudos de pesquisas que tiveram os resultados divulgados até o momento, mesmo considerando a margem de erro, ainda dão uma vantagem suficiente para o governador Romeu Zema vencer no dia 2 de outubro”

Camargos ainda ressalta que, em três dias, os resultados podem mudar. “É sempre bom lembrar que pesquisa é o retrato de um momento. Muita coisa pode acontecer de hoje até o dia da eleição. A tendência, até o momento, é de término no dia 2”.