Sisu 2026: mais de 148 mil vagas são destinadas a ações afirmativas

Cotas e políticas próprias representam 54% das vagas ofertadas; inscrições seguem até esta sexta-feira (23)

Cotas e políticas próprias representam 54% das vagas ofertadas

O Ministério da Educação (MEC) realiza, em 2026, a maior edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com a oferta de mais de 274 mil vagas em instituições públicas de educação superior em todo o país.

Do total, 148,9 mil vagas, o equivalente a 54,3%, são reservadas para ações afirmativas, conforme a Lei de Cotas e critérios próprios adotados pelas instituições participantes.

As universidades federais ofertam 106,3 mil vagas destinadas a ações afirmativas. Já os institutos federais (IFs) disponibilizam 23,3 mil vagas.

USP abre inscrições para curso gratuito de astronomia para professores do ensino médio

As universidades estaduais oferecem 17,3 mil vagas, enquanto os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) concentram 1,5 mil oportunidades nesse tipo de política.

Lei de Cotas garante mínimo de 50% das vagas

A Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, determina que as instituições federais de ensino superior reservem no mínimo 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Dentro desse percentual, metade das vagas é destinada a candidatos com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa.

A legislação também prevê reserva de vagas para estudantes pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Além das cotas legais, algumas instituições adotam ações afirmativas próprias, que incluem públicos como pessoas transgênero e refugiados.

Mais de 128 mil vagas são apenas da Lei de Cotas

Considerando exclusivamente a aplicação da Lei de Cotas, são mais de 128 mil vagas destinadas a estudantes egressos de escolas públicas, pessoas com deficiência e candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Minas Gerais lidera oferta de vagas em universidades federais

Entre as universidades federais, os estados com maior número de vagas reservadas por cotas são Minas Gerais, com 14,6 mil, seguido por Rio de Janeiro (12,3 mil), Bahia (7,8 mil), Rio Grande do Sul (7 mil) e Paraíba (6,4 mil).

Institutos federais têm destaque em São Paulo e Ceará

Nos institutos federais, os estados com maior oferta de vagas por cotas são São Paulo (3,2 mil), Ceará (3 mil), Bahia (2,1 mil), Paraíba (1,6 mil) e Minas Gerais (1,6 mil).

Inscrições seguem abertas até 23 de janeiro

As inscrições no Sisu são gratuitas e seguem abertas até esta sexta-feira (23), por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Piso dos professores sobe para R$ 5.130,63 após novo critério de reajuste

Podem se inscrever candidatos que tenham participado de qualquer uma das três últimas edições do Enem.

Apenas quem concluiu o ensino médio pode concorrer

Somente candidatos que já concluíram o ensino médio podem concorrer a uma vaga pelo Sisu.

As notas de treineiros, que realizam o Enem apenas para autoavaliação antes de concluir essa etapa de ensino, não são consideradas no processo seletivo.

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...