As instituições de educação superior participantes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) iniciam, a partir desta quarta-feira (11), a convocação dos candidatos que estão na lista de espera.
Os estudantes serão chamados conforme a ordem de classificação, a modalidade de concorrência e a disponibilidade de vagas.
Quem manifestou interesse na lista de espera deve consultar o resultado diretamente no site da instituição escolhida. As regras estão previstas no
Maior edição do programa
Neste ano de 2026, o Sisu oferece mais de 274 mil vagas em 7,3 mil cursos, distribuídos em 587 municípios.
Esta é a maior edição do programa, com a participação de 136 instituições públicas de ensino superior em todo o país.
O número de vagas representa crescimento de 5% em relação a 2025, com 13 mil oportunidades a mais.
Do total, 148,9 mil vagas, o equivalente a 54,3%, são destinadas à Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) e a outras ações afirmativas das instituições.
As universidades federais ofertam 106,3 mil vagas em ações afirmativas. Os institutos federais disponibilizam 23,3 mil. As universidades estaduais oferecem 17,3 mil, e os centros federais de educação tecnológica (Cefets), 1,5 mil.
Assim como em 2025, o Sisu 2026 teve apenas uma etapa de inscrição. Os candidatos concorreram, em um único processo seletivo, às vagas para todo o ano letivo.
Nesta edição, o Ministério da Educação (MEC) passou a considerar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025.
A seleção utiliza a nota que apresentar a melhor média ponderada para o curso escolhido, desde que o candidato não tenha participado do Enem como treineiro.
Sobre o Sisu
Criado em 2010, o Sisu reúne vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior que aderem ao processo seletivo. A maioria das participantes pertence à rede federal de ensino, como universidades e institutos federais.