MEC divulga resultado do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização

Mais de 4,7 mil redes públicas de ensino foram certificadas nas categorias ouro, prata e bronze

Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem resultado divulgado

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana o resultado do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Ao todo, mais de 4,7 mil redes públicas de ensino foram certificadas.

A pontuação pode ser consultada por estados e municípios no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec), com login do gestor na plataforma Gov.br.

Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização

O selo reconhece o empenho das secretarias estaduais, distrital e municipais na implementação de políticas e estratégias voltadas à garantia da alfabetização.

A certificação é dividida em três categorias: bronze, prata e ouro.

Nesta edição, 4.872 redes de ensino se inscreveram, de um total de 5.595 que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O número corresponde a 87,1% de participação.

USP abre curso gratuito de programação e ciência de dados para adolescentes

Segundo o MEC, 97% das redes inscritas — o equivalente a 4.728 — conquistaram o selo. Foram concedidos 2.285 selos ouro, 1.896 selos prata e 547 selos bronze.

A categoria ouro está vinculada ao cumprimento da meta do Indicador Criança Alfabetizada (ICA).

A avaliação considera critérios como gestão, governança, formação de profissionais, acompanhamento da aprendizagem e implementação de ações estruturantes.

O selo não prevê premiação em dinheiro. Trata-se de um reconhecimento simbólico pelo cumprimento das metas do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

A iniciativa tem como meta garantir, até 2030, que todas as crianças estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental. O programa também prevê a recuperação da aprendizagem de alunos do 3º ao 5º ano com defasagem.As metas são definidas anualmente.

A cerimônia de entrega do selo será realizada em Brasília, em data ainda a ser divulgada pelo MEC.

Com agência Brasil

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...