Volta às aulas: mais de 180 mil escolas públicas retomam atividades no país

Ministro da Educação destaca queda no abandono escolar e avanço na alfabetização

Mais de 180 mil escolas públicas retomam atividades no país

Mais de 180 mil escolas públicas retomam as aulas nesta semana em todo o país. O retorno foi tema de pronunciamento do ministro da Educação, Camilo Santana, em cadeia de rádio e televisão nesse último domingo.

Durante o discurso, o ministro apresentou um balanço das ações do governo na área da educação nos últimos anos.

Entre as medidas citadas está a restrição do uso de celulares em sala de aula e a ampliação da conectividade nas escolas públicas. Segundo o ministro, o percentual de escolas com acesso à internet adequada passou de 45% em 2023 para 70% em 2026. Atualmente, 96 mil unidades contam com parâmetros considerados adequados de conexão.

Unesp divulga 2ª chamada do Vestibular 2026 nesta segunda-feira (9)

Camilo Santana também destacou avanços na alfabetização. De acordo com ele, mais de 240 milhões de livros estão sendo distribuídos às escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro Didático.

O ministro afirmou que, anteriormente, 36% das crianças estavam alfabetizadas na idade adequada. Em 2024, o índice chegou a 60%, com alunos lendo e escrevendo no padrão esperado para a série.

Na área da alimentação escolar, Santana informou que haverá aumento de 55% nos recursos destinados ao programa neste ano.

Segundo o ministro, o abandono escolar entre jovens caiu pela metade, assim como o atraso escolar. Ele afirmou que mais estudantes estão frequentando a série correspondente à própria idade.

Desde 2023, o governo entregou mais de 2.250 unidades escolares, creches e quadras esportivas. Obras que estavam paralisadas foram retomadas, e mais de 6 mil estão em andamento.

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas; veja como participar

Em relação à educação em tempo integral, o ministro disse que, em 2023, apenas 17% dos municípios tinham política estruturada na área. Atualmente, 91% das cidades brasileiras registram iniciativas de educação integral.

O programa Pé-de-Meia, segundo o Ministério da Educação, já atende 6 milhões de estudantes. A iniciativa oferece bolsa mensal de R$ 200 e pagamento de R$ 1 mil ao final de cada ano concluído.

Camilo Santana também afirmou que o número de inscritos no Enem cresceu 40% nos últimos anos.

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...