A professora paulista Débora Garofalo foi reconhecida como a educadora mais influente do mundo pela Varkey Foundation, fundação internacional responsável pela criação do Global Teacher Prize, considerado o principal prêmio da educação no mundo e conhecido como o “Nobel da Educação”.
Em 2019, Débora já havia ganhado destaque internacional ao se tornar a primeira brasileira e a primeira sul-americana a ser finalista do Global Teacher Prize. A indicação ocorreu após a educadora desenvolver um projeto de robótica na Escola Municipal Ary Parreiras, localizada na capital paulista.
Agora, a professora recebeu um novo reconhecimento da fundação. Segundo a Varkey Foundation, Débora Garofalo é a primeira pessoa a receber o prêmio de educador mais influente, categoria lançada neste ano para homenagear profissionais que utilizam as redes sociais como ferramenta para ampliar o aprendizado para além da sala de aula.
De acordo com a fundação, o trabalho da professora se destaca pelo programa de “robótica com sucata”, no qual materiais descartados são transformados em experiências de aprendizado. A iniciativa tem impacto direto na formação dos alunos e inspira comunidades e educadores no Brasil e em outros países.
A premiação foi entregue na última segunda-feira (2), durante um jantar de gala realizado no hotel Atlantis, The Palm, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Débora recebeu o reconhecimento das mãos de Jay Varkey, membro do Conselho da Fundação Varkey e vice-CEO da GEMS Education.