Filho de pedreiro e empregada doméstica conta trajetória até aprovação em 1º lugar em medicina na USP

Jovem da periferia de Salvador, Wesley de Jesus, 23 anos, se preparou de forma autônoma e conquistou uma das vagas mais disputadas do país

Wesley de Jesus, 23 anos e sua mãe Liliana Maria de Jesus, 54 anos

Morador da periferia de Salvador (BA), Wesley de Jesus, 23 anos, foi aprovado em primeiro lugar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e relata a trajetória até a conquista da vaga.

Segundo o estudante, o interesse pela medicina surgiu ainda na infância, após enfrentar um problema respiratório crônico que o levou a frequentar hospitais.

A preparação para o vestibular foi realizada de forma independente ao longo de cinco anos. Wesley estudava utilizando apostilas usadas, materiais doados e aulas gratuitas disponíveis na internet, principalmente em plataformas de vídeo.

A rotina de estudos começava por volta das 5h da manhã e se estendia até o cumprimento do planejamento diário. Ele conta que, em muitos dias, o esforço era prolongado. “Acordava às 5h da manhã e estudava até cumprir todo o planejamento do dia”, contou à Itatiaia.

Wesley mora em Cajazeiras, bairro da periferia de Salvador. Ele vive em uma casa simples, com cômodos sem laje e sem pintura, onde divide dois quartos com os pais e três irmãos.

Os pais não cursaram o ensino superior. A mãe, Liliana Maria de Jesus, de 54 anos, está desempregada e trabalha como empregada doméstica. O pai, Djalma Souza Batista, de 51 anos, é pedreiro.

Antes da aprovação na USP, Wesley já havia sido aprovado em medicina em uma universidade do seu estado, mas optou por continuar tentando uma vaga na instituição paulista, considerada uma das mais prestigiadas da América Latina, sonho que manteve ao longo da preparação.

No Enem, o desempenho garantiu nota suficiente para ingresso em qualquer universidade pública participante do Sisu. O estudante obteve nota máxima em três das quatro áreas avaliadas, com 100% de acertos em matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Segundo Wesley, após a publicação de um vídeo em que mostrou o resultado aos pais, passou a receber milhares de mensagens de apoio. “Estou recebendo milhares de mensagens e ainda sem conseguir responder a todos, mas sou eternamente grato pelo incentivo de cada um”, disse.

Vídeo: filho de pedreiro e de doméstica passa em 1º lugar em medicina na USP e filma reação dos pais

Para conseguir se manter em Ribeirão Preto durante o curso, Wesley iniciou uma vaquinha online divulgada em seu perfil no Instagram. Um dia após o início da campanha, cerca de R$ 50 mil já haviam sido arrecadados.

Em relação ao futuro profissional, o estudante afirma que pensa na área de cirurgia, mas pretende conhecer diferentes especialidades antes de definir a atuação. O objetivo, segundo ele, é se tornar um médico generalista o mais completo possível.

Para essa nova etapa da trajetória, Wesley destaca que a fé tem papel importante. Como cristão, ele diz que recorre a Deus para conduzir os próximos passos da vida acadêmica e pessoal.

Aos estudantes que também desejam cursar medicina e continuam em busca da aprovação, Wesley deixa um recado. “Digo que persista e se mantenha íntegro enquanto estudante e ser humano em formação. É importante ter esse lastro para que tudo seja feito conforme o seu propósito e desígnio”.

Leia também

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.

Ouvindo...