Com a divulgação do resultado do
Entre as principais alternativas está o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do governo federal voltado a estudantes de baixa renda que desejam cursar uma graduação em faculdades particulares.
Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a data de início das inscrições para o Fies referente ao primeiro semestre de 2026.
Atualmente, o sistema do programa está em fase de processamento das inscrições e vagas do processo seletivo do segundo semestre de 2025.
A inscrição no Fies é feita exclusivamente pelo portal do
Sobre o Fies
O Fies faz parte do chamado Novo Fies, criado em 2017, que oferece financiamento para cursos superiores pagos em instituições com avaliação positiva do MEC. O programa prevê juros zero para estudantes de menor renda e percentuais de financiamento que variam de acordo com a renda familiar. A principal modalidade atende candidatos com renda de até três salários mínimos.
Desde 2024, o programa passou a contar com o Fies Social, que reserva ao menos 50% das vagas para estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Nessa modalidade, o financiamento pode chegar a 100% do valor do curso, respeitado o teto estabelecido pelo programa. O enquadramento e o percentual de financiamento são definidos pelo MEC.
Mesmo nos casos de financiamento integral, o estudante continua responsável pelo pagamento de encargos operacionais e do seguro prestamista, além de eventual coparticipação, quando aplicável.
Quem pode se inscrever no Fies
Para participar do processo seletivo, é necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.
O candidato deve ter obtido média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota superior a zero na redação.
A classificação no Fies é definida exclusivamente com base no desempenho no Enem. Participantes que fizeram o exame na condição de treineiro não podem se inscrever.