Pela quinta temporada consecutiva longe da Série A do Campeonato Brasileiro, o Vitória traça neste ano o caminho de regresso à sua morada natural. Equipe tradicionalmente acostumada a desfilar pelo Brasileirão, competição em que foi vice-campeã em 1993, o Leão faz sob a administração do presidente Fábio Mota uma temporada de reconstrução. Após conseguir o acesso na Série C do ano passado, o Rubro-negro lidera a Segundona e desponta neste início como um dos favoritos ao aceso.
O Vitória venceu as cinco primeiras rodadas da Série B. Como um trator, passou por cima de Ponte Preta, Londrina, ABC, Botafogo-SP e Ceará. Em seguida perdeu para o Atlético-GO e o Mirassol,
Em entrevista à Itatiaia nesta quinta-feira (25), o presidente Fábio Mota apontou o trabalho que vem sendo realizado pelo técnico Léo Condé como “exitoso”. Vale recordar que o Vitória precisou passar por um processo de reconstrução na temporada. A equipe foi eliminada por antecipação de todas as competições disputadas no início primeiro semestre: no Campeonato Baiano, ficou fora das semifinais da competição local pelo quinto ano consecutivo, caindo também precocemente na Copa do Brasil (diante do Nova Iguaçu-RJ) e na fase de grupos da Copa do Nordeste.
“A gente está feliz. Léo Condé chegou aqui no primeiro trimestre, a gente passou sufoco. Fizemos uma campanha péssima nas Copas do Nordeste e do Brasil. Porém, ele sucedeu um elenco que já estava montado. A partir do momento que abriu a janela, a gente reforçou o nosso elenco. Trouxemos 12 jogadores novos, que se juntaram com uns que estavam aqui; outros saíram do clube. E a partir daí é que podemos fazer a avaliação do trabalho dele. Foi o time montado por ele, pelo nosso diretor Ítalo [Rodrigues] e a perspectiva é a melhor possível”, disse Fábio Mota.
“O Vitória é um clube tradicional do Brasil, ficamos 22 anos na Série A e desde 2019 passamos a frequentar as Série B e C. Estamos fazendo um trabalho de reconstrução da equipe e do clube como um todo. Tanto do ponto de vista fiscal, como de futebol. No ano passado, voltamos para a Série B e o nosso principal objetivo é voltar para a Série A. Por enquanto, até a oitava rodada, o nosso objetivo é estar e terminar entre os quatro. Estamos motivados, mas não quer dizer que pelo fato de sermos líderes, já subimos, longe disso, é um campeonato longo, faltam 30 rodadas. Estar em primeiro nos motiva, mas há muita coisa a corrigir e seguir rumo ao nosso objetivo”, acrescentou o mandatário rubro-negro.
Fábio Mota assumiu interinamente o Leão em outubro de 2021, em virtude da destituição do antigo presidente Paulo Carneiro. Antes disso havia sido eleito para comandar o Conselho Deliberativo. Em setembro de 2022 foi eleito para o triênio 2023, 24 e 25 com 67% dos votos.
Reforços na próxima janela
Apesar de estar na liderança da Série B, Fábio Mota afirmou que espera trazer mais reforços na próxima janela que se abre em julho.
“O campeonato é longo, são 38 rodadas. Estamos ainda na oitava e vamos jogar com Avaí sem cinco titulares. Osvaldo, Giovanni Augusto, Léo Gamalho, Matheuzinho e Zé Hugo. Cinco titulares do time que começou o campeonato não jogam. Temos que ter um elenco forte e grande. Diante disso, estamos fazendo monitoramento para trazer mais quatro, cinco jogadores e dar opções ao Léo Condé para voltarmos à Série A”, disse.
Líder absoluto da Série B, O Leão volta a jogar no próximo domingo (14), contra o Atlético-GO, às 20h, no estádio Barradão, em Salvador.