O Vasco investiu pesado na primeira janela com jogadores que estavam atuando no Brasil, predominantemente. Agora, o foco na reabertura para transfências são atletas com mais rodagem e com experiência em outros centros.
A ideia do clube é ter atletas que estejam atuando fora do futebol brasileiro e que tragam uma cultura diferente para o elenco, que é considerado 80% fechado. Se no início do ano o mercado sul-americano foi mapeado, agora o olho está para o Oriente Médio e Europa.
A nacionalidade não é pré-definida.
Um desses caso foi o colombiano Gustavo Cuéllar, do Al Hial-ARA. O Vasco não oficializou propsota, mas o nome do ex-jogador do Flamengo é forte em São Januário.
O departamento de análise do Vasco entendeu que, por ora, jogadores brasileiros no perfil traçado não se encaixam ao que o clube busca, enquanto sul-americanos, em geral, oferecem uma maior gama de opções, além de salários mais dentro do orçamento previsto.
O Vasco também quer a contratação de um meia-armador. Um zagueiro também entrou na mira como prioridade. Com um investimento menor, um lateral-esquerdo, para fazer sombra a Lucas Piton, também está sendo monitorado. Este, pode vir do mercado brasileiro mesmo, apesar da escassez.
“Não estou dizendo que serão contratados seis jogadores, cinco ou dez jogadores. Mas vamos reforçar. Conseguimos competir, sim, na Série A, com o elenco que temos”, afirmou o diretor executivo de futebol, Paulo Bracks, confirmando a força do elenco já contratado:
“Reafirmo que esse time titular se sustenta na Série A. Estamos na oitava rodada, não vamos manter o que estava sendo feito para provar. Não queremos ter razão, queremos ser felizes. Vamos acertar o rumo”, garantiu.
A base também é vista como solução no clube. Entretanto, com o momento delicado que o Vasco vive, a direção e a comissão técnica entendem que os garotos precisam entrar aos poucos e não com a pressão atual do time na zona de rebaixamento.
Por isso, pelo menos quatro nomes, além de Serginho, devem desembarcar em São Januário a partir de julho. E a ideia, é chegar para jogar. Enquanto isso, para sair da crise, o Vasco se prepara para encarar o Flamengo, na segunda-feira (5), pela Série A do Brasileiro, no Maracanã.