Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Destaque no Vasco, Léo reencontra o clube que o transformou em zagueiro

Defensor chegou ao São Paulo como opção para a lateral esquerda, mas se encontrou na posição com Diniz

Léo vai reencontrar o São Paulo no sábado

Fernando Diniz viu em Léo, ainda chamado de Pelé, uma nova função: zagueiro. E o capitão do Vasco ganhou destaque no futebol brasileiro e se tornou um dos principais nomes da posição. Agora, ele vai reencontrar o clube que o projetou nesta função.

No sábado (20), Léo retorna ao Morumbi. Foi no São Paulo que o camisa 3 virou titular absoluto e destaque da defesa. Mesmo sendo lateral-esquerdo de origem, foi contratado pelo Vasco já como defensor.

Para se ter uma ideia, Léo fez 162 partidas com camisa do São Paulo. Nos seus últimos dois anos foram 58 por temporada. Por incrível que pareça, mesmo sendo um jogador forte no jogo aéreo, Léo não marcou com a camisa tricolor.

Ose seguidos fracassos do São Paulo acabaram encerrando o ciclo do jogador pelo Morumbi. A própria torcida, em diversos momentos, escolheu o defensor para ser um dos culpados pela falta de conquistas. Por lá, como titular, um Campeonato Paulista, apenas.

“Na vida a gente muda todo dia, sou um cara que busca evoluir e estudar todos os dias. Eu estudava todo dia quando mudei para a zaga. Sou curioso, vejo vídeo, vou atrás de melhorias. Querer melhorar não é vergonha, é virtude”, declarou Léo ao falar da mudança de posição.

Fernando Diniz quem convenceu Léo

E a mudança para se tornar um zagueiro teve mesmo o dedo do atual treinador do Fluminense, Fernando Diniz. Em 2019, quando treinava o São Paulo, Diniz mostrou para o camisa 3 o porque ele poderia ser útil como zagueiro.

“Me assustei quando ele falou que poderia jogar de zagueiro e volante, mas comprei a ideia e falei que precisava da ajuda dele. Comecei a gostar da posição, ele disse que era uma posição que não tinha tanto no mercado, comprei a ideia e deu certo”, contou.

No Fluminense, clube que o revelou, e no Bahia, Léo sempre foi lateral. No São Paulo, em algumas necessidades, chegou a atuar na posição no decorrer das partidas. Mas a posição dele é zagueiro. E além disso, mesmo jovem, sua experiência o transformou em capitão vascaíno.

Pelo Vasco, Léo soma 18 jogos, um gol e duas assistências. Com seis pontos em seis rodadas, o Cruz-maltino visita o São Paulo, no Morumbi, em São Paulo, às 18h30 (de Brasília), pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.