Ouvindo...

Sansão, da Turma da Mônica, ocupa Congresso em valorização às pessoas com deficiência

Mascote de 11,5 metros de comprimento ficará ao lado da cúpula do Senado até o domingo (10)

Um Sansão gigante foi instalado ao lado da cúpula do Senado, nesse fim de semana, como parte das atividades da Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. O boneco do mascote da Turma da Mônica, que tem 11,5 metros de comprimento, ficará no local até o próximo domingo (10/12).

A instalação é uma parceria do Senado com a ‘Mauricio de Sousa Produções’. Denominada “Coelhadas Gigantes”, é uma intervenção que percorre o país em comemoração aos 60 anos da personagem Mônica, dona do boneco Sansão. O coelho gigante em frente ao Senado segura um cordão de girassol, usado na identificação de pessoas com deficiências ocultas.

O evento de conscientização terá apresentações teatrais sobre vivências de pessoas com deficiência. Além disso, o Senado vai lançar o Plano de Acessibilidade da casa, que vai tratar sobre o atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista.

Na quarta (6), estudantes de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal terão um encontro com os personagens Luca, um garoto que usa cadeira de rodas, e Dorinha, menina cega, inspirada em Dorina Nowill [educadora e filantropa brasileira]. Os dois personagens fazem parte da Turma da Mônica.

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.