Brasil planeja terminar a repatriação de brasileiros em Israel até o final da semana

A sexta aeronave decola de Tel Aviv nesta quarta (18). Com o novo voo, 1.137 brasileiros terão sido repatriados

Ministro Mauro Vieira participa de audiência na Comissão de Relações Exteriores

Até o final da semana, o Brasil deve terminar a operação de repatriação de brasileiros que estão em Israel, segundo o ministro Mauro Vieira. O chanceler participa, nesta quarta-feira (18), de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Hoje (18), a sexta aeronave decola de Tel Aviv com 223 pessoas. Com o novo voo, o número de repatriados chegará a 1.137. No momento, 324 brasileiros estão na região do conflito, segundo o chanceler. Ao longo da semana, aviões da Força Aérea Brasileira também vão transportar cidadãos do Paraguai, Uruguai e da Bolívia, que solicitaram auxílio ao governo brasileiro.

Na Faixa de Gaza não há data para resgate. Segundo o ministro, dos cerca de 40 brasileiros que estão no local, 32 solicitaram repatriação dentre eles, estão 13 mulheres e oito crianças. De acordo com o ministro, 14 mil cidadãos do Brasil vivem em Israel e 6 mil na Palestina. Vieira informou que os aviões que resgataram brasileiros levaram purificadores para 200 mil litros de água por dia e 300 quilos de medicamentos.

Mauro Vieira viaja na tarde desta quarta-feira para Nova York, nos Estados Unidos, de onde continuará presidindo a reunião do Conselho de Segurança da ONU. O ministro lamentou a morte de três brasileiros e de três filhos de cidadãos do Brasil no conflito. Segundo ele, o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, visitará Israel na próxima sexta-feira (20).

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Ouvindo...