Ouvindo...

Brasil planeja terminar a repatriação de brasileiros em Israel até o final da semana

A sexta aeronave decola de Tel Aviv nesta quarta (18). Com o novo voo, 1.137 brasileiros terão sido repatriados

Ministro Mauro Vieira participa de audiência na Comissão de Relações Exteriores

Até o final da semana, o Brasil deve terminar a operação de repatriação de brasileiros que estão em Israel, segundo o ministro Mauro Vieira. O chanceler participa, nesta quarta-feira (18), de audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Hoje (18), a sexta aeronave decola de Tel Aviv com 223 pessoas. Com o novo voo, o número de repatriados chegará a 1.137. No momento, 324 brasileiros estão na região do conflito, segundo o chanceler. Ao longo da semana, aviões da Força Aérea Brasileira também vão transportar cidadãos do Paraguai, Uruguai e da Bolívia, que solicitaram auxílio ao governo brasileiro.

Na Faixa de Gaza não há data para resgate. Segundo o ministro, dos cerca de 40 brasileiros que estão no local, 32 solicitaram repatriação dentre eles, estão 13 mulheres e oito crianças. De acordo com o ministro, 14 mil cidadãos do Brasil vivem em Israel e 6 mil na Palestina. Vieira informou que os aviões que resgataram brasileiros levaram purificadores para 200 mil litros de água por dia e 300 quilos de medicamentos.

Mauro Vieira viaja na tarde desta quarta-feira para Nova York, nos Estados Unidos, de onde continuará presidindo a reunião do Conselho de Segurança da ONU. O ministro lamentou a morte de três brasileiros e de três filhos de cidadãos do Brasil no conflito. Segundo ele, o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, visitará Israel na próxima sexta-feira (20).

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.