Atuais bicampeãs olímpicas na classe 49erFx, Martine Grael e Kahena Kunze não conseguiram garantir classificação para os Jogos Olímpicos de Paris no Mundial de Vela, disputado em Haia, na Holanda. A dupla, considerada uma das principais favoritas ao título, teve desempenho ruim nas primeiras 14 regatas e, faltando apenas mais uma, não tem mais chance de ficar com alguma das 10 vagas distribuídas na competição.
O Mundial de Vela, competição mais importante da modalidade em 2023, é o principal torneio classificatório para Paris 2024. Antes da realização da regata final, as medalhistas de ouro no Rio e em Tóquio ocupam a 15ª colocação geral e não têm chances matemáticas de ficar entre as 10 primeiras.
Agora, Martine Grael e Kahena Kunze terão nova chance de conseguir a classificação para os Jogos Olímpicos no Pan-Americano de Santiago, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro. Será distribuída apenas uma vaga para a melhor dupla da América do Sul e Central na competição.
Mesmo com a má campanha no Mundial, as brasileiras seguem formando uma dupla favorita a todas as competições de nível internacional e terão boas chances de classificação no Pan. A surpresa negativa no Mundial da Holanda serve de alerta.
Martine Grael e Kahena Kunze são umas das principais esperanças de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Se conquistarem o ouro, elas terão a façanha inédita de serem as únicas brasileiras tricampeãs olímpicas.
Se a dupla não conseguir a vaga no Pan-Americano, ainda haverá uma chance final em abril de 2024. Mais três vagas serão distribuídas entre duplas de todo o mundo.