Um
Joseph Emerson, de 44 anos, foi preso em Portland, Oregon, depois que o voo da Alaska Airlines fez um pouso de emergência. Ele enfrenta uma acusação federal por interferir com membros da tripulação e auxiliares de voo, bem como 83 acusações de tentativa de homicídio, 83 de imprudência temerária e uma acusação de pôr em risco uma aeronave.
Emerson, que é piloto da Horizon Air, uma subsidiária da Alaska Airlines, disse à polícia que tomou cogumelos alucinógenos no sábado, antes do voo. Ele disse que passou 40 horas sem dormir e que começou a se sentir “esquisito” depois de tomar os cogumelos.
No domingo, Emerson se levantou da poltrona e foi até a cabine de comando. Ele tentou puxar as alavancas que poderiam ter desligado os motores do avião, transformando-o em um planador. Os pilotos conseguiram conter Emerson e impedir que ele desligasse os motores.
Emerson também tentou abrir uma porta de emergência no avião, mas a tripulação o impediu. O avião pousou com segurança em Portland.
Emerson disse à polícia que estava “confuso” e “apavorado” no momento do incidente. Ele disse que não tinha a intenção de prejudicar ninguém.
A Alaska Airlines disse que Emerson estava em licença quando ocorreu o incidente. A companhia aérea disse que está trabalhando com as autoridades para investigar o caso.