O brasileiro condenado por assassinato nos Estados Unidos, que estava há duas semanas foragido, foi preso nesta quarta-feira (13) pela polícia americana. Descrito como “armado e extremamente perigoso”, ele foi capturado 14 dias depois de fugir da prisão.
Para fugir da prisão, o brasileiro Danilo Cavalcante escalou um muro para fugir de uma prisão perto da Filadélfia, no dia 31 de agosto, e provocou medo e fascínio ao escapar de uma grande operação de busca.
Nas redes sociais, a polícia do estado da Pensilvânia anunciou uma “entrevista coletiva para revelar detalhes da captura de Danilo Cavalcante” na manhã desta quarta-feira.
Veja cronologia das buscas
A fuga do brasileiro foi registrada por câmeras de segurança do presídio que mostram quando Danilo Cavalcante subiu as paredes, se apoiando entre uma e outra, no pátio de exercícios até chegar ao teto da prisão, por onde conseguiu escapar. A prisão do Condado de Chester fica no município de Pocopson Township.
Dois dias depois, ele foi filmado por câmeras de segurança às 1h43 da madrugada e às 12h30 de sábado (2), distante da prisão cerca de 2,5 km, segundo as autoridades locais.
Na sexta-feira (1°), ele invadiu uma casa em Pocopson Township para roubar comida e, na ocasião, teria levado uma faca que possivelmente seria usada como arma durante a fuga. A informação foi repassada pelo morador ao canal de televisão ABC News.
Danilo se deslocava durante a noite e, nos primeiros quatro dias, foi visto ao menos quatro vezes, segundo a polícia, usando um casaco e uma mochila. Câmeras flagraram ele em meio à vegetação densa em uma propriedade próxima ao Longwood Gardens, no dia 4 de setembro.
O brasileiro deu trabalho às autoridades americanas que contaram com a mobilização de 400 agentes locais, estaduais e federais, inclusive da Swat. O brasileiro chegou a ser visto na área de mata densa, na quarta (6) e quinta (7). Na última sexta-feira (8) ele foi visto, novamente, na área de busca conforme informações de um porta-voz da polícia.
Novas imagens, divulgadas no fim de semana, mostraram que o brasileiro mudou a aparência, fazendo a barba. Mas, de novo, conseguiu fugir. Uma van foi roubada e na noite de sábado (9) ele seguiu para a casa de um conhecido, em East Pikeland Township, onde tentou ajuda para escapar, segundo a polícia. O dono da casa procurou a polícia.
O cerco contra Danilo se fechou após agentes encontrarem um moletom e os sapatos do brasileiro às margens de uma estrada em East Nantmeal Township.
Nesta quarta-feira (13), Danilo Cavalcanti, condenado à prisão perpétua nos Estados Unidos por matar a ex-companheira a facadas em 2021, foi capturado.