Ouça a rádio

Compartilhe

Presidente Zelensky visita o leste da Ucrânia pela primeira vez desde o início da invasão russa

Zelensky pretende reconstruir cidades destruídas

Conflito completou três meses

O presidente ucraniano Volodimir Zelensky visitou o leste do território pela primeira vez desde o início da invasão russa, em uma viagem a Kharkiv, a segunda cidade do país da qual a Rússia se retirou nas últimas semanas. 

"Há 2.229 casas destruídas em Kharkiv e em toda a região. Vamos restaurá-las, reconstruí-las e trazê-las de volta à vida. Em Kharkiv e em todas as outras cidades e vilas onde o mal veio", declarou em mensagem no Telegram.

As imagens mostram-no vestido com colete à prova de balas, inspecionando a destruição, bem como veículos destruídos na beira da estrada, acompanhado por colaboradores e soldados armados. 

"Nesta guerra, os invasores estão tentando obter um resultado, seja ele qual for. Mas devem ter entendido há muito tempo que defenderemos nossa terra até o fim. Eles não têm saída, vamos lutar e vencer", disse Zelensky. 

Kharkiv, bombardeada quase diariamente desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, vivencia uma pausa de algumas semanas com a saída de tropas russas em outras direções, no leste e sul da Ucrânia. A parte leste da cidade, no entanto, continua sendo bombardeada às vezes pela artilharia russa.

Leia Mais

Mais lidas

Ops, não conseguimos encontrar os artigos mais lidos dessa editoria

Baixar o App da Itatiaia na Google Play
Baixar o App da Itatiaia na App Store

Acesso rápido