Ouvindo...

Streaming já supera TV Globo em cinco cidades do Brasil

Emissora ainda é líder de audiência em 71 cidades, mas tendência demonstra mudança de comportamento do público

Adoção do streaming é tendência de comportamento do consumidor

Um estudo do departamento de inteligência da TV Globo aponta que o público que assiste a streaming já é maior que o da emissora em algumas cidades. O levantamento tem como base dados oficiais da Kantar Ibope Media. A pesquisa considera todos os aparelhos disponíveis na residência (TV, celular, tablets e computadores).

Leia também:

A avaliação mostra que a audiência caiu em cinco cidades: Chapecó (SC), Marabá (PA), Palmas (TO), Sinop (MT) e Tangará da Serra (MT). O site TV Pop teve acesso ao material da pesquisa e conta que, em Tangará da Serra e Palmas, a emissora perdeu mais da metade da audiência em três anos. A Globo teme que isso seja o indicativo de uma tendência.

Nessas mesmas cidades, o streaming apresentou aumento na demanda. A tendência de aumento do público do streaming revela a mudança de comportamento do consumidor. Apesar da queda, a TV Globo continua a ser a líder de audiência nas outras 71 cidades contabilizadas e garantiu média de 17,7 pontos — cada ponto equivale a 268 mil residências, com 2,7 moradores em cada, em média.

Em segundo lugar está o SBT, com 4 pontos. A Record aparece na terceira posição, com 3,9 pontos. O streaming já tem mais pontos que o SBT e a Record somadas e ocupa a segunda colocação no país. Juntas, Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, Disney+ e outros serviços apresentaram 9,7 pontos em 2022, um crescimento de 7% em relação a 2021.

Os mais jovens, principalmente entre 4 e 17 anos, preferem o streaming: 35% do público das plataformas nas cidades investigadas está concentrado nessa faixa etária. Enquanto isso, a Globo leva vantagem entre os mais velhos: a maior parte de seu público tem de 35 e 59 anos (43%) e os jovens representam apenas 7%.