Ouvindo...

Twitter torna autenticação em duas etapas por SMS exclusiva para assinantes

O método que usa mensagem de texto será apenas para o Twitter Blue; outras opções seguem disponíveis

Twitter retira autenticação em duas etapas por SMS, mas mantém outras duas opções

Usuários do Twitter que usam autenticação em duas etapas habilitada por mensagem de texto (SMS) terão de optar por outra modalidade. O serviço passou a avisá-los de que, a partir de 19 de março, essa função só estará disponível para assinantes do Twitter Blue (com custo a partir de R$ 42 mensais no Brasil).

Leia mais:

Muitos foram surpreendidos com a novidade neste sábado (18). Quem usa o recurso está recebendo mensagens da rede social para fazer a alteração na conta. Aqueles que não retirarem a autenticação em duas etapas por SMS podem perder acesso ao Twitter.

A verificação dupla ainda está disponível por meio de aplicativo de autenticação (é preciso fazer o download de uma ferramenta para receber o código que deve ser inserido sempre que entrar no Twitter) ou chave de segurança (um acessório físico que deve ser inserido no computador ou sincronizado com o dispositivo móvel ao entrar na plataforma).

Processo já havia sido iniciado

Em novembro de 2022, rumores indicaram o fim do sistema de autenticação em dois fatores por SMS quando a plataforma passou por instabilidade na entrega dos códigos. À época, o Twitter informou que se tratavam de “poucos casos”, embora centenas de usuários alegassem dificuldade de login.

Os boatos começaram depois que Elon Musk afirmou que eliminaria infraestruturas desnecessárias do Twitter — a segurança das contas, entretanto, é extremamente necessária na rede social. Apesar dos desmentidos de alguns meses atrás, agora a mudança realmente parece estar confirmada.

De qualquer forma, a autenticação em dois fatores por SMS é a opção menos segura. Ela pode ser atingida, por exemplo, por técnicas de SIM swap — em que o número de telefone é furtado e usado por terceiros. Aparentemente, entretanto, a motivação do Twitter é o fato de que o envio de SMS tem custo, já que a rede social tem buscado reduzir as despesas.

Para se ter uma ideia, os dados da própria plataforma apontam que, em dezembro de 2021, apenas 2,6% dos usuários do Twitter usavam autenticação em dois fatores. Desses, 74% tinham a opção por SMS habilitada. A reportagem da Itatiaia não conseguiu contato com o Twitter para comentar a situação.