Usuários do Twitter que usam autenticação em duas etapas habilitada por mensagem de texto (SMS) terão de optar por outra modalidade. O serviço passou a avisá-los de que, a partir de 19 de março, essa função só estará disponível para assinantes do
Leia mais:
Muitos foram surpreendidos com a novidade neste sábado (18). Quem usa o recurso está recebendo mensagens da rede social para fazer a alteração na conta. Aqueles que não retirarem a autenticação em duas etapas por SMS podem perder acesso ao Twitter.
A verificação dupla ainda está disponível por meio de aplicativo de autenticação (é preciso fazer o download de uma ferramenta para receber o código que deve ser inserido sempre que entrar no Twitter) ou chave de segurança (um acessório físico que deve ser inserido no computador ou sincronizado com o dispositivo móvel ao entrar na plataforma).
Processo já havia sido iniciado
Em novembro de 2022, rumores indicaram o fim do sistema de autenticação em dois fatores por SMS quando a plataforma passou por instabilidade na entrega dos códigos. À época, o Twitter informou que se tratavam de “poucos casos”, embora centenas de usuários alegassem dificuldade de login.
Os boatos começaram depois que Elon Musk afirmou que eliminaria infraestruturas desnecessárias do Twitter — a segurança das contas, entretanto, é extremamente necessária na rede social. Apesar dos desmentidos de alguns meses atrás, agora a mudança realmente parece estar confirmada.
De qualquer forma, a autenticação em dois fatores por SMS é a opção menos segura. Ela pode ser atingida, por exemplo, por técnicas de SIM swap — em que o número de telefone é furtado e usado por terceiros. Aparentemente, entretanto, a motivação do
Para se ter uma ideia, os