Ouvindo...

El Niño deve virar Super El Niño e intensificar efeitos no clima no fim do ano, alerta professor à CNN

P rofessor da USP diz onda de calor e chuvas que atingem o Sul são apenas prenúncio do que se verá na primavera

El Niño deve virar Super El Niño e intensificar efeitos no clima no fim do ano, alerta professor à CNN.

O professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP) Pedro Côrtes afirmou nesta quarta-feira (20), em entrevista à CNN, que o El Niño deve se intensificar, virar um Super El Niño até o fim do ano e acentuar os eventos climáticos.

Segundo Côrtes, o El Niño tem se comportado normalmente até agora, apesar das fortes chuvas que atingiram o Sul do país e a onda de calor sufocante que atua sobre o Sudeste e o Centro-Oeste. O que acontece, segundo o professor, é que os efeitos do fenômeno estão mais intensos e tendem a ficar mais fortes ainda nos próximos meses.

“Há essa tendência de aumento das chuvas na região Sul, podendo atingir São Paulo e Rio de Janeiro com chuvas mais irregulares, e também um aumento significativo da temperatura. O que estamos presenciando ao longo das últimas semanas é um prenúncio do que pode acontecer com maior intensidade daqui até o início de 2024”, afirmou.

Côrtes disse ainda que fenômenos como os que ocorreram no Brasil neste inverno, a onda de calor que atingiu a Europa, além das enchentes que assolaram a Líbia e a Itália não são situações isoladas que podem ocorrer eventualmente.

“Nós temos uma coleção de exemplos que mostram que o clima já não se comporta como se comportava anteriormente”, declarou alertando para as mudanças no clima provocadas pelo aquecimento global.

Vídeo: Onda de calor pode fazer temperatura bater novos recordes no Brasil

Veja os impactos das mudanças climáticas

Entrevista produzida por Carol Raciunas

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.