Grêmio e Fortaleza empataram em 0 a 0, sem grandes emoções, na tarde deste domingo (14), na Arena, em Porto Alegre, pela sexta rodada do Brasileirão. As equipes apresentaram um jogo equilibrado, mas sem efetividade.
Com o resultado, o Tricolor caiu uma posição na tabela e agora ocupa o 11º lugar, com 8 pontos. Já o Leão caiu duas colocações, e agora está em sexto, com 10 pontos. As duas equipes voltam a campo na quarta-feira (17), nos jogos de ida das oitavas da Copa do Brasil. O time gaúcho recebe o Cruzeiro, na Arena. Os cearenses enfrentam o Palmeiras, no Allianz Parque.
Ação para mães tricolores
A arquibancada norte da Arena foi liberada pelo STJD para uso exclusivo de mulheres e crianças para a partida deste domingo (14) contra o Fortaleza. Em alusão ao dia das mães, o Grêmio negociou e obteve a liberação do local que estava interditado por conta de brigas ainda na Série B, em partida contra o Cruzeiro, em agosto de 2022.
Pepê e Suárez de volta
O aguardado retorno do volante Pepê, um dos principais responsáveis pelo bom futebol do Grêmio no início do ano, aconteceu neste domingo (14). O jogador voltou a campo após quase dois meses no DM por conta de uma lesão muscular. Suárez, poupado na derrota de 4 a 1 para o Palmeiras, na última rodada, também retornou à titularidade.
Grêmio superior
Com um time quase 100% titular, o Grêmio começou a partida em casa bem superior em comparação às últimas atuações. Aos três minutos, Vina quase abriu o placar em uma bela jogada, mas o goleiro João Ricardo espalmou.
Defesas do Fortaleza
Aos 16, o atacante Lucero cabeceou, mas errou a mira. O Tricolor seguiu criando e aos 38 minutos obrigou o goleiro visitante a esticar-se novamente. E aos 44, o feito se repetiu. Suárez finalizou de fora da área e João Ricardo, elástico, defendeu.
Segundo tempo
Sem apresentar um grande futebol até os 20 do segundo tempo, Renato promoveu mudanças na equipe. Aos 19, colocou Galdino no lugar de Cristaldo. Aos 24, Bruno Alves afastou a bola que poderia abrir o placar para o Fortaleza.
Chance dos visitantes
Aos 26 minutos, Romarinho criou uma ótima oportunidade, mas a bola passou raspando no gol de Gabriel Grando.
Final morno
Renato esgotou suas cinco substituições, Vojvoda mexeu quatro vezes e, mesmo assim, nenhum dos dois treinadores conseguiu conquistar os três pontos. Nos acréscimos, Nathan fez João Ricardo tirar de soco. O técnico Renato Portaluppi deixou o gramado bastante irritado.
Grêmio 0 x 0 Fortaleza
Grêmio
Gabriel Grando; Thomas Luciano (Gustavo Martins, 27min, 2ºT), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Zinho, 28min, 2ºT), Cristaldo (Galdino, 19min, 2ºT), Bitello (Nathan, 35 min, 2ºT) e Vina (Mila, 36 min 2ºT), ; Luis Suárez. Técnico: Renato Portaluppi
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Titi, Ceballos e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Hércules (Yago Picachu, 21min, 2ºT), Lucas Sasha e Calebe (Pochettino, 28 min 2ºT); Romarinho e Lucero (Silvio Romero, 28min, 2ºT). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Cartões amarelos: Ceballos (40 min, 1ºT), Reinaldo (42 min, 1ºT), Calebe (6 min, 2ºT), Kannemann (33min, 2ºT)
Público: 19.598
Renda: R$ 874.203,00
Motivo: sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 14 de maio de 2023, 16h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre-RS
Árbitro: Bruno Mota Correia-RJ
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa-RJ e Carlos Henrique Alves de Lima Filho-RJ
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto-SP