Fluminense e Olimpia-PAR fazem nesta quinta-feira (24), às 21h30, no Maracanã, o primeiro jogo válido pelas quartas de final da Copa Libertadores. A meta tricolor neste jogo de ida é assegurar uma vantagem para o duelo de volta, marcado para o dia 31 de agosto, em Assunção, no Paraguai.
O confronto diante do Olimpia será o 14º mata-mata do Fluminense na Libertadores. Nos outros 13, no primeiro jogo eliminatório, o Fluminense venceu seis, empatou três e foi derrotado em quatro oportunidades. Contra os próprios paraguaios, no ano passado, o Flu venceu no Rio, mas perdeu o jogo da volta.
Já na maioria das vezes que carimbou a classificação, o Fluminense foi bem no segundo jogo, somando oito vitórias, três empates e três derrotas. Uma dessas vitórias na segunda partida foi na edição de 2008, na final diante da LDU-EQU, por 3 a 1, mas acabou perdendo a taça na disputa por pênaltis. Naquele ano, venceu a volta Atlético Nacional-COL, São Paulo e Boca Juniors-ARG.
Mesmo tendo se classificado em primeiro do Grupo D, o Tricolor fez menos pontos que o Olimpia, que também foi líder de sua chave. Por isso, a decisão ficará para a próxima quinta-feira (31), em Assunção. Em uma eventual semifinal, o Flu decidirá fora contra o Internacional e no Rio se o adversário for o Bolívar-BOL.
"É uma equipe que marca muito bem e a gente está estudando as melhores formas para conseguir os espaços e atacar a equipe deles. Eles marcam muito bem e tem os escapes para o contra-ataque, onde a gente tem que abrir o olho também. A bola parada deles também é muito forte, estão sempre brigando por todas as jogadas”, analisou o Olimpia, Paulo Henrique Ganso