Ouvindo...

Romper fronteiras é desafio de Atlético e Cruzeiro, mostra Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest

Clubes mineiros são fortes apenas no Sudeste, região em que estão as suas sedes

Torcida de Atlético e Cruzeiro estão entre as maiores do Brasil

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest mostra que o grande desafio de Atlético e Cruzeiro no que se refere ao aumento das suas respectivas torcidas é romper barreiras.

Os dois gigantes do futebol mineiro, que com 5% fecham o Top-5 dos clubes com o maior número de torcedores no Brasil, alcançam essa posição pela força no Sudeste e, com certeza, em Minas Gerais.

Galo e Raposa duelam com Palmeiras e São Paulo na região mais populosa do Brasil. O tricolor conta com 11% da torcida. O alviverde está empatado com Atlético e Cruzeiro, com 10%, cada.

A liderança na região é do Corinthians, com 24%, seguido pelo Flamengo, com 22%.

Além do Sudeste, os dois clubes mais populares de Minas Gerais aparecem em apenas mais uma região brasileira, cada. O Galo tem 1% da torcida no Norte. A Raposa conta com os mesmos 1%, mas no Centro-Oeste. Essas são as duas regiões menos populosas do Brasil.

Os quatro primeiros colocados do ranking de “O Maior Raio-X do Torcedor” mais o Vasco, que aparece na sétima colocação, grudado em Atlético e Cruzeiro, contam com torcedores nas cinco regiões do País.

Metodologia

A Pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest fez 6.507 entrevistas com torcedores de 16 anos ou mais em 325 cidades brasileiras, no período entre 29 de março e 2 de abril de 2023. A margem de erro máxima é de 1,4 ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro