Em um jogo eletrizante, com direito a virada de placar e sete gols, o Real Madrid goleou o Liverpool por 5 a 3 no estádio Anfield, na Inglaterra, nesta terça-feira (21). A partida foi válida pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, e fez com que os espanhóis dessem importante passo na defesa do título continental conquistado na temporada passada.
Os donos da casa abriram 2 a 0 ainda com 15 minutos do primeiro tempo, com Darwin Nuñez e Salah. Ainda no primeiro tempo, Vini Jr marcou duas vezes para empatar o confronto, e na etapa final, só deu Real Madrid, que marcou mais trêz vezes, com Éder Militão e Benzema (duas vezes).
A partida de volta acontece no estádio Santiago Bernabeu, em Madrid, no dia 15 de março. Para se classificar, o Liverpool precisa vencer por três gols de diferença, enquanto o Real Madrid pode avançar mesmo perdendo por até um gol. Caso os Reds vençam por dois tentos de diferença, a vaga será decidida na prorrogação - e se mantida, a decisão vai para os pênaltis.
Reedição da última final
Logo nas oitavas de final, a Liga dos Campeões coloca frente a frente os dois times que fizeram a última decisão. Em maio de 2022, Liverpool e Real Madrid fizeram a final da temporada 2021/22 no Stade de France, em Paris. Vini Jr marcou o gol solitário do encontro e do título espanhol.
Ingleses e espanhóis se encontraram também na final da temporada 2017/18, em Kiev, na Ucrânia. Mais uma vez, vitória do Real Madrid, mas por 3 a 1. Em 1981, as equipes se encontraram na decisão pela primeira vez. Nessa ocasião, vitória do Liverpool por 1 a 0.
Retrospecto favorável ao Real Madrid
Na história da Liga dos Campeões, os times se encontraram nove vezes. O Liverpool venceu as três primeiras (1981 e 2009), e desde então não supera os espanhóis. No total, o Real tem cinco vitórias no retrospecto, além de um empate.
“Presentes” dos goleiros
O primeiro tempo já presenteou os torcedores com quatro gols e um jogo muito agitado. Entretanto, grande parte da emoção foi protagonizada pelos dois goleiros, que deram verdadeiros “presentes” aos adversários.
O primeiro foi Courtois, que aos 13 minutos, errou o domínio na área e entregou a bola para Salah, que só precisou empurrar para as redes. Já aos 35 minutos, Alisson devolveu o presente, e na saída de jogo, chutou a bola em Vini Jr. Ela encobriu o goleiro brasileiro e morreu no fundo do gol.
Salah multiartilheiro
O gol marcado pelo egípcio Salah foi o 8º em sete jogos na atual edição da Liga dos Campeões. Ele superou Mbappé, do PSG, que tem sete gols em sete jogos, e agora é o artilheiro isolado da competição na temporada 2022/23.
Além dessa artilharia, Salah também se tornou o maior marcador do Liverpool em competições europeias. Ele chegou a 42 gols pelo clube, superando o lendário Steven Gerrard.
Por fim, o atacante do Liverpool chegou a 44 gols na carreira em jogos da Liga dos Campeões, empatado com o marfinense Drogba como os africanos que mais marcaram na história. A diferença é que Salah chegou à marca com 14 jogos a menos que Drogba.
Vini Jr “carrasco”
O atacante brasileiro marcou duas vezes contra o Liverpool, e chegou a cinco tentos diante dos ingleses. Ele se tornou o jogador que mais balançou as redes dos Reds em competições continentais.
Liverpool 2x5 Real Madrid
Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Gomez (Matip), Van Dijk e Robertson; Fabinho, Bajcetic (Elliot) e Henderson (Milner); Nuñez (Diogo Jota), Gakpo (Firmino) e Salah. Técnico: Jurgen Klopp.
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Militão, Rudiger e Alaba (Nacho Fernandez); Valverde, Camavinga e Modric (Kroos); Rodrygo (Ceballos), Vini Jr e Benzema (Asensio). Técnico: Carlo Ancelotti.
Motivo: oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa – jogo de ida
Data e Horário: terça-feira, 21 de fevereiro de 2023, às 17h de Brasília
Local: Estádio Anfield, em Liverpool
Arbitragem: István Kovács
Assistentes: Vasile Florin e Ovidlu Artene
Gols: Nuñez (3' do 1º tempo), Salah (13' do 1º tempo) para o Liverpool; Vini Jr (20' do 1º tempo e 35' do 1º tempo), Éder Militão (1' do 2º tempo), Benzema (9' do 2º tempo e 21' do 2º tempo) para o Real Madrid
Cartões Amarelos: Vini Jr (Real Madrid); Elliot (Liverpool)
Cartões Vermelhos: --