Ouvindo...

Mendy, do Manchester City, é inocentado em seis acusações de estupro

Lateral do Manchester City, francês Benjamin Mendy foi inocentado de seis acusações de estupro

Benjamin Mendy foi inocentado em seis acusações de estupro

Após cinco meses de julgamento, o jogador francês Benjamin Mendy foi inocentado de seis acusações de estupro e uma agressão sexual nesta sexta-feira (13) pela Justiça britânica, mas enfrentará o júri novamente pelos crimes de estupro e tentativa de estupro, para os quais não houve um veredito final no júri popular.

Ao fim das duas semanas de audiência no tribunal de Chester, no norte da Inglaterra, o júri absolveu o atleta de seis acusações de estupro e uma agressão sexual sobre quatro mulheres, porém, não chegou a uma decisão final sobre a denúncia de um estupro e uma tentativa de estupro.

O juiz Steven Everett anunciou que o jogador do Manchester City será julgado por estes dois crimes durante um período de duas a três semanas a partir de 26 de junho. Também será realizada um audiência preliminar no dia 27 de janeiro.

“Ele quer limpar o seu nome” para “começar a reconstruir sua vida”, disse sua advogada, Jenny Wiltshire, acrescentando que o atleta está “feliz” por ter sido absolvido “por unanimidade” da maioria das acusações.

O lateral-esquerdo do clube inglês, que está suspenso há mais de um ano, estava sendo julgado desde o início de agosto e poderia receber uma pena de prisão perpétua.

Louis Saha Matturie, apresentado como cúmplice de Mendy, também foi inocentado de três acusações de estupro, mas o júri não chegou a um veredito para as outras três acusações de estupro e três de agressão sexual.

- Veredito interrompido -

Após quatro meses de audiência, o júri, composto por oito homens e quatro mulheres, se reuniu no dia 5 de dezembro, mas o processo foi interrompido diversas vezes devido a casos de covid-19 e, posteriormente, por uma longa pausa para as festividades de final de ano.

A acusação apresentou Mendy como um “predador” que havia abusado de vítimas “vulneráveis, apavoradas e isoladas”.

O jogador, no entanto, negou ter sido “um perigo para as mulheres”, garantindo ter tido apenas relações sexuais consensuais.

O Manchester City divulgou uma nota nesta sexta afirmando que tomou conhecimento da decisão, mas que não estava “em condições de comentar” já que o caso segue em aberto.

Campeão mundial com a seleção francesa em 2018, Mendy foi preso no final de agosto de 2021 e passou mais de quatro meses em prisão preventiva. Posteriormente foi liberado no início de janeiro de 2022, quando foi colocado em liberdade condicional para aguardar a decisão de seu julgamento.

O lateral-esquerdo chegou a ser o defensor mais caro da história do futebol em 2017, quando ele se transferiu do Monaco para o Manchester City por US$ 63,2 milhões.

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.