Ouvindo...

Raphael Vidigal e Marcos Frederico fazem primeira parceria musical com ‘Porto-poema’

Música está disponível em todas as plataformas digitais; ouça

Raphael Vidigal e Marcos Frederico selam parceria pensada durante a pandemia

A sensibilidade e a voz se unem em Porto-poema, música composta por Raphael Vidigal e interpretada por Marcos Frederico, que está disponível a partir desta quarta-feira (7) em todas as plataformas digitais. Quase que uma poesia cantada, Porto-poema carrega o samba em sua melodia com inspirações em Toquinho e Vinícius de Moraes. A letra é simples, mas carregada de sentimento, uma verdadeira poesia que acalenta os corações.

“Nos conhecemos por conta da música. Marcos tinha um estúdio e fui lá gravar uma marchinha que compus com meu parceiro André Figueiredo, interpretada pela Giselle Couto, que participa do coro de ‘Porto-poema’”, relembra Vidigal ao portal Itatiaia.

A letra foi escrita por Raphael Vidigal durante a pandemia, logo após receber a melodia do habilidoso instrumentista Marcos Frederico. Com seu talento, o mineiro criou Porto-poema em um período em que o mundo estava à flor da pele e precisava lidar com as incertezas do presente e do futuro.

“A nossa expectativa é que essa música toque as pessoas, pois é um samba sobre esperança e confiança no futuro. Acho que estamos precisando desse tipo de energia, depois de tudo que passamos nos últimos anos”, relatam os artistas.

Apesar de essa ser a primeira parceria musical dos artistas, ambos já percorreram um extenso caminho na música. Marcos possui uma dezena de discos, sendo o primeiro “Sinuca Tropical”, lançado em 2007, que carrega influências do choro, do samba e da MPB. O seu álbum mais recente é “Marculelê", disponibilizado em 2020. Além disso, ele acumula a maior quantidade de vitórias no “Concurso de Marchinhas Mestre Jonas” - realizado anualmente em Belo Horizonte pela Cria Cultura.

Por outro lado, Raphael Vidigal é jornalista, com passagens em portais de notícias de Minas Gerais, mas, atualmente, faz parte do time da Itatiaia. Na emissora, ele começou no programa “A Hora do Coroa”, comandado por Acir Antão, onde colaborava com pesquisas musicais. Porém, hoje atua como repórter de cultura no portal Itatiaia.

Com talento nato para transcrever sentimentos, o mineiro coleciona outras composições. Em 2016, Raphael produziu o disco de chorinhos “Waldir Silva em Letra & Música”, onde compôs em cima de 12 melodias. Quatro anos depois, ele participou do mesmo concurso de marchinhas que Marcos Frederico, com “Santo Profano, Deusa Mulher”, e, na sequência, lançou o samba “Tempo da Estiagem”, interpretado pela cantora Deh Mussulini. No ano seguinte, começou uma parceria com Ed Nasque em “Arco-íris” com participação de Luisa Doné.

Sobre a parceria Vidigal e Frederico, eles confessam: “Temos vontade de continuar compondo juntos, sim! A gente já tinha assinado uma marchinha juntos, mas utilizamos pseudônimos por conta da conotação política da canção, que acabou premiada no Concurso de Marchinhas de Ouro Preto em 2020”.

Confira a letra de Porto-poema:

(Marcos Frederico & Raphael Vidigal)

Apanhei céu e mar
Pus no bolso um olhar
Te guardei sem chorar
E saí de veneta
A manhã renasceu
Nosso amor acendeu
Eu só quero cantar
Com você na retina
E na beira do mundo
Descobri que o destino
Nos carrega sem rumo
Ao mar
Velejei nas estrelas
Você, porto-poema...
Hoje a vida me dá
Bem mais
(Bis)

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.