O caso do desaparecimento de Madeleine McCann, um dos maiores mistérios policiais do mundo, completa 16 anos nesta quarta-feira (3). Em maio de 2007, a criança britânica de três anos desapareceu na Praia da Luz, em Portugal, durante uma viagem com os pais.
Ainda sem desfecho, as circunstâncias do desaparecimento são vagas, apesar de diferentes hipóteses já terem sido investigadas nos últimos anos. Os pais, Kate e Gerry McCann, tinham saído para jantar em um restaurante nas proximidades do hotel onde Madeleine estava com os irmãos gêmeos, à época com 2 anos, no quarto. Desde então, uma série de produções investiga e destrincha o caso.
O Desaparecimento de Madeleine McCann (Netflix)
A série documentário, lançada em 2019, destrincha o caso do desaparecimento de Madeleine McCann, recapitulando os acontecimentos do sumiço da criança inglesa. A produção é dirigida por Chris Smith, indicado ao Emmy e responsável por Fyre, American Movie e Jim & Andy e relembra o pesadelo vivido pela família McCann em oito episódios de cerca de 50 minutos.
Caso Madeleine McCann: O Principal Suspeito (Discovery+)
Lançada em fevereiro de 2021, a produção dinamarquesa em formato de minissérie é focada no principal suspeito do desaparecimento de Madeleine: Christian B.. A produção investiga a linha de que o culpado pelo sumiço da criança esteja preso por violar uma mulher de 72 anos na Praia da Luz, mesmo local do desaparecimento e possível sequestro de Madeleine McCann.
Crimes Misteriosos: Madeleine McCann (Discovery+)
O documentário lançado em 2019 traça os acontecimentos de 3 de maio de 2007, noite do desaparecimento de Madeleine McCann. Dirigida por Bryan Gildner, de 13 Reasons Why e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, a produção traz novos relatos de envolvidos na investigação do sumiço da criança inglesa, incluindo policiais, representantes legais dos McCann, jornalistas que acompanham o caso e especialistas criminais.
Maddie: A verdade da mentira (Livro e filme)
Um dos detetives responsáveis pela investigação do desaparecimento de Madeline foi o português Gonçalo Amaral. O investigador defende que a criança não foi sequestrada, mas que teve a morte encoberta pelos pais. Amaral foi afastado do caso, se dedicando à literatura, e chegou a ser processado pelos McCann. O livro foi transformado em um documentário, dirigido por Carlos Coelho da Silva, disponível no YouTube.
Madeleine: O desaparecimento de nossa filha e a incessante busca por ela (Livro)
O livro escrito por Kate McCann, mãe de Madeleine, é considerado o registro mais famoso sobre o caso. Com o crescimento de rumores de que ela e o marido, Gerry, estivessem envolvidos no sumiço e suposta morte da filha, Kate definiu o livro como uma oportunidade para contar a versão verdadeira da história. A obra também traz detalhes sobre o antes e depois da vida da família McCann.