Ouvindo...

Jeremy Renner, o Gavião Arqueiro, mostra fotos chocantes de acidente e explica como tudo aconteceu

Ator teve mais de 30 ossos quebrados e assumiu a culpa pelo acidente

Jeremy mostrou local de acidente e como ficou irreconhecível em hospital

O ator Jeremy Renner, de 52 anos, mostrou fotos inéditas do acidente com o limpa neve que quase tirou sua vida no dia 1º de janeiro deste ano. Nas imagens, é possível ver a neve toda manchada de sangue, o astro no hospital irreconhecível e com familiares. Na ocasião, o ator admitiu que se acidentou por um erro dele.

“Hoje não, filho da p*ta”, gritou Jeremy logo após ser esmagado pelo equipamento. O ator mostrou as fotos e fez as revelações em entrevista a Diane Sawyer, da ABC News, transmitida nessa quinta-feira (6). Na ocasião, ele voltou a falar que pulou do veículo para salvar seu sobrinho, Alexander Fries, de 27 anos.

Dia do acidente

Jeremy explicou que ele e Alex estavam tentando rebocar um carro que estava atolado na neve no dia 1º de janeiro deste ano. Enquanto o sobrinho soltava a corrente que ligava os dois veículos após tirá-lo da neve, o equipamento começou a deslizar no gelo. Foi neste momento que Renner, preocupado com o sobrinho, colocou um pé para fora do arado, olhou para trás e esqueceu de acionar o freio de mão.

Com medo de que o veículo descesse e atingisse em cheio Alex, Renner tentou pular de volta e desengatar o limpa neve. Ele perdeu o equilíbrio e caiu da cabine do veículo, sendo esmagado por ele.

“Aconteceu de eu ser o manequim parado na pista um pouco, vendo se meu sobrinho estava lá. Você não deve estar fora do veículo quando o estiver operando, entende o que quero dizer? É como dirigir um carro com um pé fora do carro”, detalhou. “Mas é o que era. E o erro é meu, e eu paguei por isso”, acrescentou.

Na ocasião, Renner disparou: “‘Hoje não, filho da p*ta!’ É o que eu gritei. Desculpe pela linguagem.”

Ferimentos

Renner conta que ainda se lembra de toda a dor que sentiu. “Eu estava acordado a cada momento. É exatamente o que você imaginaria que seria [...] É difícil imaginar como é, mas quando você olha para a máquina e olha - eu estava no asfalto e no gelo - eu gostaria de estar na neve. Parecia que alguém tirou o fôlego de você. Muitas coisas estão acontecendo no corpo para sentir dor, é tudo. É como se sua alma pudesse sentir dor”, comentou.

Ele ainda destacou que podia ver seu olho com o outro olho. Logo, o sobrinho entrou no veículo antes que o arado batesse no carro, se jogando em um banco de neve próximo. Ao sair do veículo, ele acreditou que o tio estivesse morto. “É muito assustador ver a pessoa que você tanto admira assim”, disse.

Alex correu em busca de ajuda. Os vizinhos Rich Kovach e Barb Fletcher vieram para socorrê-lo. O casal se lembra de tentar manter o ator vivo durante 21 minutos enquanto esperava os paramédicos. Como pode ser ouvido na ligação para a emergência, Renner estava soltando gemidos altos enquanto se deitava no asfalto. “Este era o som de alguém que estava morrendo”, disse Fletcher.

“Quando olhei para a cabeça dele, parecia que estava bem aberta e eu podia ver o branco. Não sei se era o crânio dele, talvez apenas minha imaginação, mas foi o que pensei ter visto. Então eu sabia que era extremamente sério”, lembrou Kovach.

“Ele tinha um pouco de sangue saindo de suas orelhas, eu tenho certeza, e então seu olho parecia ter sido perfurado [...] Em um ponto, ele apenas sentiu uma sensação pegajosa e ficou com uma cor verde-acinzentada. Eu realmente sinto que ele faleceu por alguns segundos”, acrescentou.

Resgate

Renner foi levado de avião para um hospital em Reno. Assim que chegaram, o ator sinalizou para os familiares: “sinto muito”. Ele explicou em entrevista: “Quero dizer, eu fiz isso com eles [...] É minha responsabilidade, me sinto mal por minhas ações terem causado tanta dor.”

Os ferimentos de Renner foram tão graves que ele escreveu um bilhete de despedida para sua família no hospital. Neste momento, ele chorou. Na carta dizia: “Não me deixe viver de tubos em uma máquina, se minha existência for baseada em drogas e analgésicos, deixe-me ir agora”.

Jeremy teve oito costelas quebradas em 14 lugares; joelho direito, tornozelo direito e tíbia da perna esquerda quebrados; tornozelo esquerdo, clavícula direita e ombro direito quebrados; rosto, cavidade ocular, mandíbula e mandíbula quebrados; pulmão colapsado; fígado perfurado por uma costela.

A caixa torácica e a cavidade ocular de Renner foram reconstruídas com placas de metal e parafusos, e sua mandíbula foi consertada com elásticos e parafusos. Uma haste de titânio foi colocada em sua perna quebrada.

Lembranças dolorosas

Renner revela que tem dificuldade de dormir quando se lembra do acidente. “Ontem à noite, não dormi sabendo que teria que falar sobre isso hoje. Eu não estou arrependido. Eu faria de novo”, disse ele, que acrescenta: “Eu me recuso a deixar isso ser um trauma e uma experiência negativa. Esse é um homem do qual me orgulho, porque não deixaria isso acontecer com meu sobrinho. Eu mudo a narrativa de ser vitimado, ou cometer um erro, ou qualquer outra coisa. Eu me recuso a ser f*didamente assombrado por essa memória dessa maneira”.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.