No dia 6 de novembro de 2021, um dia após a morte de Marília Mendonça, a cantora ultrapassou a norte-americana Taylor Swift no Spotify - maior plataforma global de streaming de música. Naquela data triste, os fãs da brasileira mostraram resiliência e fizeram história: Marília foi a artista mulher mais ouvida no mundo, com 28,6 milhões de reproduções.
A estrela apareceu entre outras estrelas reconhecidos mundialmente:
Marília Mendonça (1º lugar - 28,6 milhões de reproduções);
Taylor Swift (2º lugar - 24,6 milhões);
Doja Cat (3º lugar - 18,5 milhões);
Adele (4º lugar - 16,9 milhões);
Dua Lipa (5º lugar - 16, 1 milhões);
Billie Eilish (6º lugar - 15,9 milhões);
Ariana Grande (7º lugar - 15,6 milhões);
Summer Walker (8º lugar - 15,4 milhões);
Olivia Rodrigo (9º lugar - 11,6 milhões);
Rihanna (10º lugar - 8,8 milhões).
O reinado mundial da ‘Rainha da Sofrência’ se prolongou por vários meses. Marília figurou no Top 10 da plataforma como uma das cantoras mais tocadas do mundo também em outras datas. Em 13 de novembro, oito dias depois da tragédia, ela apareceu na segunda posição do ranking, com 19,2 milhões de músicas reproduzidas.
Ao longo dos meses, a cantora assumiu diferentes posições no Spotify mundial. Apenas em janeiro de 2022, a brasileira recebeu cerca de 281 milhões de streams na plataforma. No Brasil, o nome de Marília figura com frequência entre os mais escutados.
Ainda no decorrer do ano, diversas parcerias gravadas pela cantora foram lançadas, incluindo o EP Póstumo “Decretos Reais”. Na primeira hora de lançamento, o EP bateu 500 mil streams no Spotify. No dia 23, a canção “Te Amo Demais” se tornou o maior debut do ano na plataforma no país, com 1,2 milhão de streams no primeiro dia.
Vale destacar que a canção entrou para o Top 100 do Spotify Global, alcançando a 93ª posição, com 1,14 milhão de reproduções no dia 24 de julho - três dias após o lançamento. A data escolhida antecedeu o aniversário da cantora – no dia 22.
Mais tocadas no rádio, streaming e TV
Segundo o Escritório Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Marília Mendonça possui no banco de dados da instituição “335 obras musicais e 444 gravações”. A canção mais tocada no país de autoria da artista é “Todo mundo menos você”, em parceria com Maiara e Maraisa. Em seguida, aparecem “Troca de calçada”, parceria com Juliano Tchula e Vitor, e “Presepada”, com Maraisa.
De acordo com o Ecad, no primeiro semestre deste ano, “76% dos rendimentos relativos a direitos autorais de execução pública das músicas de Marília Mendonça no Brasil foram provenientes dos segmentos de Rádio, Streaming de Música e TVs”.
Músicas mais tocadas de Marília Mendonça no Brasil*
1 - Todo mundo menos você - Marília Mendonça / Maraisa / Maiara;
2 - Troca de calçada - Marília Mendonça / Juliano Tchula / Vitor;
3 – Presepada - Marília Mendonça / Maraisa;
4 - Rosa embriagada - Marília Mendonça / Juliano Tchula;
5 - A flor e o beija-flor - Marilia Mendonça / Juliano Tchula;
6 – Infiel - Marília Mendonça;
7 – Deprê - Marília Mendonça;
8 - Quero você do jeito que quiser - Marília Mendonça / Maraisa / Maiara;
9 - De quem é a culpa - Marília Mendonça / Juliano Tchula;
10 - Até você voltar - Marília Mendonça / Juliano Tchula;
11 - Faça ela feliz - Marília Mendonça / Daniel Rangel / Juliano Tchula / Maraisa;
Amante não tem lar - Marília Mendonça / Juliano Tchula;
12 - Esqueci você - Marília Mendonça / Juliano Tchula / Jairo Gois;
13 - É com ela que eu estou - Marília Mendonça / Juliano Tchula / Frederico Nunes / Del Vecchio;
14 - Nosso amor envelheceu - Marília Mendonça;
15 – Calma - Marilia Mendonça / Fred Willian / Elcio Di Carvalho / Daniel Gustavo;
16 - Sentimento louco - Marília Mendonça / Juliano Tchula / Elcio Di Carvalho;
17 - Ele não vai mudar - Marília Mendonça / Juliano Tchula / Gabriel Agra / Del Vecchio;
Foi por conveniência - Marília Mendonça;
18 - Ser humano ou anjo - Marília Mendonça / Maraisa / Paula Mattos / Maiara;
19 - Você nem é tudo isso - Marília Mendonça / Juliano Tchula / Maraisa / Elcio Di Carvalho;
20 - Crime perfeito - Marília Mendonça / Juliano Tchula / Gabriel Agra;
O que falta em você sou eu - Marília Mendonça / Frederico Nunes / Juliano Tchula / Del Vecchio;
*Neste levantamento foram consideradas as músicas de autoria de Marília Mendonça
“O período pesquisado equivale às duas últimas distribuições feitas pelo Ecad, nos meses de janeiro e abril de 2022, que abrangem as músicas tocadas no período de outubro de 2021 a março de 2022. O ranking contempla as músicas tocadas nos segmentos de Rádio, Sonorização Ambiental, Música ao vivo, Casas de Festas e de Diversão”, esclareceu o Ecad.
Os rendimentos, provenientes de obras e gravações da artista, serão recebidos por herdeiros, de acordo com a Lei de Direitos Autorais (9.610/98), até 70 anos após a sua morte (ou do último autor, em caso de parcerias). O escritório não divulga quanto isso representa em valores.
Indicações e prêmios
Em 7 de novembro de 2021, Marília foi coroada a cantora do ano no Prêmio Multishow após um pedido dos fãs. A votação foi suspensa naquela data.
Posteriormente,
“As Patroas” - primeira parte do projeto de Marília com Maiara e Maraísa - chegou a ser indicado à categoria Melhor Álbum de Música Sertaneja. No entanto, perdeu para “Tempo de Romance”, de Chitãozinho e Xororó.
Porém, em setembro de 2022,
Morte de Marília Mendonça
A Rainha da Sofrência morreu em 5 de novembro em um acidente aéreo, que vitimou mais quatro pessoas - o tio dela, Abicieli Silveira Dias Filho, o produtor Henrique Ribeiro, o piloto Geraldo Medeiros Júnior e o copiloto Tarciso Pessoa Viana. O avião caiu em uma cachoeira de Piedade de Caratinga, no Rio Doce, minutos antes do pouso no Aeroporto de Ubaporanga.