Ouvindo...

Onda de calor: confira quais regiões de Minas Gerais vão ser mais afetadas nos próximos dias

Além do desconforto, o calorão acarreta potenciais riscos à saúde e ao meio ambiente

Confira como fica a previsão do tempo;

As regiões do Triângulo, Noroeste, Central e Norte de Minas serão as mais impactadas com a onda de calor, nos próximos dias, com previsão de temperaturas máximas que podem variar de 39°C a 44°C. Isso é o que indica o alerta emitido pelo Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) nessa terça-feira (14).

Nas demais áreas, incluindo a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), os termômetros também devem bater recordes, variando entre 36 e 39 °C.

O estado enfrenta a terceira onda de calor do ano e uma das mais intensas da história. A primeira e segunda onda de calor registradas ocorreram em agosto e setembro, quando os termômetros chegaram a 39 e 43 °C, respectivamente, no Norte de Minas. Conforme o Simge, a intensidade desta nova onda é semelhante à anterior, porém, só será possível uma comparação da escala de graus célsius após coleta de dados ao longo desta semana.

Onda de calor mais longa

Em relação à duração, esta terceira onda pode ser a mais longa. Em agosto foram quatro dias mais quentes; em setembro foram seis dias e, nesta semana, as altas temperaturas começaram no dia 8 e a previsão é de que dure até pelo menos esta quinta (16).

Ainda segundo ele, a tendência dos próximos três meses é de chuva abaixo da média histórica, além de temperatura média acima da climatologia (acima de 2°C).

Em relação aos incêndios florestais, a situação favorece o aumento dos riscos de focos de queimadas.

Portanto, moradores de áreas vulneráveis devem evitar atividades que possam causar faíscas, como queimadas não autorizadas, e denunciar qualquer comportamento suspeito às autoridades.

Cuidados

De acordo com documento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e da Defesa Civil do Brasil, em caso de calor extremo, deve-se:

  • Evitar a exposição ao sol, principalmente em horários mais quentes;

  • Beber água com frequência;

  • Usar roupas leves;

  • Consumir alimentos leves, como frutas e verduras.

As ondas de calor são ainda mais prejudiciais para crianças, idosos e pessoas com condições crônicas que requerem medicação diária.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.