Ouvindo...

MG: mais de 100 alunos apresentam sintomas de intoxicação alimentar após merenda

Purê de batata e salpicão servidos na merenda podem causado intoxicação em escola de São Domingos do Prata; prefeitura e escola lamentaram o caso

Imagens do resgate dos alunos viralizaram nas redes sociais

Mais de 100 pessoas da Escola Estadual Marques Afonso, em São Domingos do Prata, na região Central de Minas Gerais, apresentaram sintomas de intoxicação alimentar nesta quarta-feira (18). Segundo a própria escola, não só estudantes, mas servidores também apresentaram problemas de saúde.

Segundo relatos colhidos pela Itatiaia, os alunos apresentaram problemas de saúde pouco após às 11h30. A principal suspeita é que a comida servida aos estudantes (purê de batata e salpicão) teria causado o problema, mas isso só poderá ser confirmado após exames. Pouco tempo depois da merenda, as crianças começaram a apresentar sintomas como enjoo, vômito, dor abdominal e diarreia.

Várias ambulâncias da prefeitura e do grupo de Bombeiros Voluntários do Prata foram mobilizados para atender os alunos, que têm idade entre 14 e 17 anos. As crianças com quadros mais leves foram encaminhadas para postos de saúde, já os casos mais graves foram transferidos para o Hospital Nossa Senhora das Dores. De acordo com Maria da Luz, secretária de Saúde de São Domingos do Prata, os pacientes estão recebendo soro para tratar os sintomas. Nenhum dos estudantes ou servidores está em estado grave.

Equipes da Vigilância Sanitária e da Superintendência Regional de Ensino estiveram no local para fazer uma avaliação. Amostras dos alimentos servidos foram colhidos e devem ser encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte, para análise.

  • 📲 Já se inscreveu no canal da Itatiaia no Whatsapp? Clique aqui e receba as principais notícias do dia. 🤳🏼

  • ⚠️ Os grupos e comunidades da Itatiaia serão desativados em breve. Por isso, se inscreva no canal pra ficar sempre atualizado.⚠️

Em nota, a Prefeitura de São Domingos do Prata informou que disponibilizou médicos dos postos para o atendimento aos estudantes que passaram mal, mesmo o caso tendo ocorrido em uma escola estadual. Os alunos foram encaminhados para o Hospital Nossa Senhora das Dores e postos médicos da cidade. Segundo a prefeitura, a situação está controlada e a Vigilância em Saúde (Visa) apura as causas que levaram os estudantes a passarem mal.

Já a Escola Estadual Marques Afonso lamentou o ocorrido e informou que todos os alunos e servidores afetados foram prontamente atendidos. A escola afirma que vai continuar tomando as devidas providências e que divulgará mais informações assim que possível. A escola suspendeu as aulas da noite desta quarta (18) e durante toda quinta-feira (19).

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) informou que está tomando todas as providências necessárias para apurar as motivações dos casos de intoxicação alimentar.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.